Prefeitura e CRC-AM alinham curso sobre sistema integrado para atender demanda de desburocratização e acesso à informação
10/02/2026 16h32
#paratodosverem – o Diretor-presidente Carlos Valente, diretora administrativa do CRC, Josenyr Gusmão, e demais associados do conselho durante reunião
Para ampliar conhecimento e atender a contadores do Amazonas, em março, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), vai oferecer um curso sobre o Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Slim), a partir de parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado (CRC-AM).
Durante encontro realizado nesta terça-feira, 10/2, na sede do Implurb, no bairro Compensa, zona Oeste, o diretor-presidente Carlos Valente, a diretora administrativa do CRC, Josenyr Gusmão, e demais associados do conselho, discutiram detalhes do treinamento. As inscrições deverão ser abertas nas próximas semanas.
O objetivo é tirar dúvidas de requerentes e interessados sobre a análise de viabilidade para abertura de empresas, tendo como público-alvo contadores, despachantes, empreendedores e profissionais interessados no tema.
“Fazemos um resumo do que é o Slim e aproveitamos para tirar dúvidas em relação aos contribuintes. O Implurb está aberto a entidades que estejam interessadas em solicitar o curso, podendo entrar em contato conosco”, explicou a analista Carolina Fogaça, que coordena os trabalhos dentro do Implurb, com outros dois analistas, Wadson Cunha e Renan Oliveira.
O curso vai atender demandas sobre a viabilidade para abertura de novas empresas, reforçando parâmetros de gestão mais eficientes. A prefeitura tem realizado investimentos em softwares, capacitação e melhorias técnicas, que se somam à melhoria dos indicadores junto a equipe técnica, processos de automação, tecnologia e qualidade da informação.
Para Josenyr, o curso dá continuidade à parceria com o Implurb, atendendo pedido de contadores para destravar etapas do licenciamento. “O curso vai ampliar o acesso às ferramentas e ajudar nossos associados e contadores a buscar aperfeiçoamento na rede Slim e com os órgãos afins”, afirmou.
Automação
A combinação entre automação, tecnologia e gestão permitiu à prefeitura reduzir de forma expressiva o tempo de abertura de empresas na capital. Somente em 2025, o Slim, no âmbito do Implurb, realizou a análise de viabilidade de mais de 24 mil processos, alcançando uma redução de quase 30% no tempo médio de espera do contribuinte. O indicador passou de 7 horas, em 2024, para apenas 5 horas, em 2025.
A coordenação do Slim funciona junto à Gerência de Informação Técnica (GIT) e atende, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Dúvidas podem ser tiradas pelo número 98842-7222 (somente WhatsApp), nos mesmos dias e horários.
Dados e Slim
O Implurb, dentro do Slim, é responsável pelas análises de viabilidade de endereço, para os licenciamentos de Habite-se, de autônomos, e de aberturas, alterações e do legado de empresas.
Segundo explica Carolina, o Slim é o sistema que ajuda o contribuinte na formalização dos processos da sua empresa até a abertura dela. E tudo inicia na consulta de viabilidade, no caso, se o negócio é viável para ser instalado e funcionar em determinada zona, bairro e área da cidade.
Todos esses dados, incluindo o regramento do uso do solo, são parametrizados e automatizados conforme o Plano Diretor de Manaus, fazendo o Slim ser uma ferramenta online e praticamente instantânea.
O próprio sistema faz o deferimento ou o indeferimento, informando o motivo. E estando tudo certo na viabilidade, seguido do registro, o contribuinte recebe seu alvará de funcionamento, em questão de horas.
— — —
Texto – Claudia do Valle/Implurb
Fotos – Maxwell Oliveira/Implurb


