Médicos da prefeitura participam de capacitação para qualificar acesso de usuários à Atenção Especializada

Por Prefeitura de Manaus

22/01/2026 16h36

Icone audio
#paratodosverem – Profissionais de saúde durante qualificação em auditório

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promove, na tarde da sexta-feira, 23/1, uma capacitação sobre Ofertas de Cuidados Integrados (OCI) para médicos da rede básica, visando fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) e qualificar o acesso dos usuários à Atenção Especializada. A atividade acontece no auditório da Semsa, reunindo 71 profissionais do “Mais Médicos para o Brasil”, dos Distritos de Saúde Norte, Oeste, Sul, Leste e rural.

A capacitação faz parte das ações da Semsa para a implementação, na rede básica municipal, das OCIs, que são conjuntos de procedimentos e dispositivos de gestão do cuidado, referentes a uma etapa da linha de cuidado de um agravo específico. As Ofertas têm como objetivo aprimorar os fluxos de assistência e promover maior integração entre a APS e a Atenção Especializada, com foco na resolutividade e na continuidade do cuidado do usuário.

O programa do curso vai abranger oito OCIs pactuadas no âmbito da Semsa, nas áreas de Cardiologia, Oftalmologia, Ortopedia e Oncologia. A diretora de Atenção Especializada e Apoio Diagnóstico da Semsa, Ângela Loureiro, relata que a formação vai enfocar os critérios de encaminhamento para a atenção especializada e o correto registro das solicitações de OCI no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

“A capacitação dos profissionais da APS nas OCIs vai contribuir para a qualificação do acesso dos usuários a consultas, exames e outros serviços da atenção especializada”, assinala a diretora.

A atividade da sexta-feira será a primeira de um ciclo de capacitações sobre as OCIs na rede municipal, com novas turmas ainda a serem definidas, reunindo profissionais do “Mais Médicos” e servidores da Semsa. A proposta é ampliar o alcance da estratégia e fortalecer a integração na rede de saúde no município, para o aprimoramento da assistência à população.

Cuidado integrado

A capacitação para profissionais médicos da Semsa vai abranger três OCIs cardiológicas, voltadas à Avaliação de Risco Cirúrgico, à Avaliação Cardiológica Inicial e à Avaliação da Síndrome Coronariana Crônica; uma OCI oftalmológica, com foco na Retinopatia Diabética; duas OCIs ortopédicas, para avaliação diagnóstica em Ortopedia, com Recursos de Radiologia e com Recursos de Radiologia e Ultrassonografia; e duas OCIs oncológicas, voltadas à Progressão da Avaliação Diagnóstica de Câncer de Mama II e à Investigação de Câncer de Colo do Útero.

Conforme a chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes, Phamela Costa, a implementação da OCI oftalmológica referente à retinopatia diabética vai proporcionar um fluxo mais assertivo e ágil na rede de saúde a usuários diabéticos com essa complicação, que danifica os vasos sanguíneos da retina e pode levar à perda da visão.

“Pessoas com diabetes precisam fazer essa avaliação oftalmológica ao menos uma vez por ano. A OCI vai permitir uma melhor gestão das filas, reduzindo a espera dos usuários na consulta com especialistas, na realização de exames especializados e no acompanhamento, na APS ou na atenção especializada”, assinala a gestora, que será uma das facilitadoras da capacitação.

Da mesma forma, conforme Phamela, as OCIs da área de Cardiologia vão favorecer o atendimento a pessoas que necessitam de avaliações cardiológicas e de risco cirúrgico, para o diagnóstico de doenças e a estratificação de risco cardiovascular, e para usuários com síndrome coronariana crônica que precisam avaliar a condição.

“As OCIs foram estabelecidas na APS para atender a necessidade maior dos usuários com condições crônicas e outros agravos, proporcionando a eles um melhor acesso à atenção especializada, com a redução na espera por exames, consultas e avaliações com especialistas”, conclui.

—– —- —– 
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa