Prefeitura apoia a campanha “Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes da violência sexual”
11/05/2017 15h50
“Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes da violência sexual” foi o tema da palestra ministrada nesta quinta-feira, 11/5, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), durante a Oficina “Conversando sobre Violência Sexual”, para alunos da rede estadual de ensino, no Espaço Coworking do Park Shopping Sumaúma, zona Norte de Manaus.
A Semsa participa como órgão apoiador da programação, cooordenada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Amazonas (CEVSCA-AM) e, ainda, integra o Comitê que reúne representantes de órgãos governamentais das áreas de saúde, segurança pública, educação e outros setores, governamentais e não governamentais, com objetivo de avaliar, acompanhar e subsidiar a execução do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil (PNEVS).
“Em programações como esta, sempre estaremos presentes levando informações importantes para nossos adolescentes. É exatamente nesta idade que todos eles precisam de informações claras para o início de uma vida sexual saudável e sem problemas para o futuro, como uma gravidez indesejada, por exemplo”, disse o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.
Durante a oficina foram desenvolvidas dinâmicas que chamaram a atenção dos 40 adolescentes da Aldeia do Conhecimento “Ruth Prestes”, para os problemas decorrentes dos exageros cometidos e também falta de cuidados nesta faixa etária.
No final da programação, foi realizada uma roda de conversa com a distribuição de material educativo, produzido em parceria pelo Núcleo de Prevenção a Riscos à Saúde por Causas Externas da Semsa, Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e o Programa Observatório de Direitos de Crianças e Adolescentes (Prodeca/Ufam).
Combate ao abuso e exploração sexual
Outra ação que terá a participação da Semsa ocorrerá no dia 18 de maio com um ato público, na Praça do Congresso, Centro de Manaus, às 15h. Na ocasião, haverá apresentações musicais do grupo de percussão Curumim na Lata, grupo Pequeno Nazareno, grupo de carimbó da pastoral do menor, apresentações teatrais, relato de adolescentes sobre o cenário da violência sexual Infanto-juvenil e, encerrando, show da cantora amazonense Lucilene Castro.
Segundo a chefe do núcleo de prevenção a riscos a saúde por causas externas, Thalita Neves Guedes, a intenção do18 de maio é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a comunidade escolar a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
“É preciso garantir a toda criança e adolescente, o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. Por isso, vamos encorajá-los a superar mitos, tabus e preconceitos oferecendo segurança para que possam se reconhecer como pessoa em desenvolvimento, se envolver coletivamente na defesa e garantir a promoção dos seus direitos”, finalizou Thalita.
Texto/Reportagem: Agnaldo Oliveira Júnior
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315


