Prefeitura de Manaus encerra primeiro dia do ‘Mutirão no Centro’ com reforço em ações de segurança, assistência social e limpeza

Por Prefeitura de Manaus

04/08/2025 21h39

Icone audio

A Prefeitura de Manaus registra, no fim da tarde desta segunda-feira, 4/8, o balanço do primeiro dia de atividades do “Mutirão no Centro”, uma ação multissetorial que mobiliza 16 secretarias e órgãos municipais para recuperar a infraestrutura, garantir segurança e ampliar o acolhimento social no coração da cidade. Em pouco mais de doze horas, o resultado é um retrato numérico do esforço coletivo para devolver dignidade e funcionalidade à região central.

“Os números mostram o tamanho do desafio e da resposta da prefeitura. Essa é uma ação construída a muitas mãos, ouvindo os representantes de camelôs, feirantes e lojistas. Nosso objetivo é organizar o centro sem deixar ninguém para trás. Estamos ocupando o Centro e permaneceremos até que a organização, de fato, se estabeleça”, disse o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.

Nas praças da Matriz e dos Remédios, 25 pessoas em situação de vulnerabilidade foram acolhidas pelo Fundo Manaus Solidária (FMS), enquanto a equipe da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) abordou 169 pessoas em situação de rua. Dessas, 28 aceitaram o encaminhamento imediato para unidades de acolhimento.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), atuou em conjunto com as forças policiais e efetuou sete prisões por tráfico e tentativa de homicídio de pessoas. Entre eles, 4 com mandado em aberto.

Do ponto de vista da infraestrutura, 80 metros de calçadas foram reconstruídos com novo calçamento, meio-fio e paver, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). A iluminação pública também entrou na rota de recuperação: 451 pontos apagados foram restabelecidos pela UGPM-Energia.

A limpeza urbana teve atenção especial com mais de 16.500 quilos de lixo recolhidos das ruas centrais pelas equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). E o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) registrou 17 autuações por diferentes infrações no trânsito local, além do reforço na sinalização de faixas de pedestres em pontos estratégicos. 

O comércio informal irregular foi alvo de fiscalização coordenada entre as secretarias municipais de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef) e da Divisão de Vigilância Sanitária (Dvisa). Duas oficinas clandestinas de carrinhos ambulantes foram fechadas, três caminhões de estruturas irregulares foram apreendidos e os responsáveis encaminhados ao Sine. A Secretaria Municipal de Trabalho,  Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) realizou 20 atendimentos para intermediação de emprego.

Já o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) emitiu 35 notificações a estabelecimentos que obstruíam o passeio público com mercadorias diversas, sem possibilidade de regularização.

O mutirão continua ao longo da semana e terá seus resultados atualizados periodicamente. A expectativa da prefeitura é que, ao fim da operação, mais de 120 ruas tenham sido impactadas direta ou indiretamente pelas intervenções.

— — —
Texto – Alessandra Taveira / Vice-Prefeito
Fotos – Carlos Oliveira / Vice-Prefeito