Estudantes da Prefeitura de Manaus participam de trilha ambiental no instituto Soka Amazônia

Por Prefeitura de Manaus

13/08/2025 13h59

Icone audio
Visita #paratodosverem – Representante do instituto Soka Amazônia apresentando o laboratório de sementes para os estudantes durante o projeto Academia Ambiental

Um total de 39 estudantes, do 4º e 5º ano do ensino fundamental 1, da escola municipal Professora Ignês de Vasconcelos Dias, da Prefeitura de Manaus, participou, nesta quarta-feira, 13/8, de uma aula extraclasse no instituto Soka Amazônia, localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste da cidade. A atividade integra o calendário letivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e faz parte do projeto Academia Ambiental, desenvolvido pela Ocas do Conhecimento Ambiental. 

O projeto Academia Ambiental, tem como principal objetivo promover a conscientização ambiental entre os estudantes da rede municipal, por meio de vivências práticas na natureza. A programação oferece atividades educacionais fora da sala de aula, com os alunos realizando uma trilha ecológica, visitas a meliponários e laboratórios de sementes, despertando o senso de responsabilidade com a preservação da Amazônia.  

De acordo com o professor James Silva, os alunos foram preparados para a aula extraclasse e, antes da visita ao instituto, participaram de uma “Feira de Ciências” na escola.  

“Os alunos que participam desta trilha ambiental realizaram recentemente uma feira de ciências em nossa escola, na qual aprenderam sobre o meio ambiente, a importância da preservação e os cuidados necessários para proteger os rios e igarapés. Acredito que essa aula com os especialistas da área vai reforçar ainda mais para os alunos a importância desses cuidados, tanto dentro quanto fora da sala de aula”, destacou James. 

Na ocasião, o coordenador de Proteção da Natureza do Soka, Rodrigo Izumi, destacou que o projeto busca estimular o protagonismo estudantil e promover o cuidado contínuo com o meio ambiente. 

“Nossa intenção durante a visita é conscientizar e engajar os alunos em relação à sustentabilidade. Os trabalhos que estamos desenvolvendo aqui, por meio do uso de sementes, são fundamentais para mostrar que a semente é como o DNA da floresta. A partir disso, podemos conhecer melhor e, consequentemente, proteger aquilo que entendemos. Buscamos compartilhar ao máximo nosso conhecimento, para que, no futuro, esses estudantes se tornem defensores da floresta amazônica”, afirmou Rodrigo. 

Durante a atividade, os alunos aprenderam sobre a biodiversidade, a importância da preservação ambiental e sobre atitudes sustentáveis, como o plantio de árvores e o descarte correto do lixo, reconhecendo seu papel na construção de um futuro melhor. Eles também conheceram a Coccoloba uvifera, espécie amazônica rara de folhas gigantes, compreendendo o valor das sementes como “DNA o planeta”. 

Para o aluno Miguel Martins, de 10 anos, do 5º ano, a visita foi interessante, rica em conhecimento e conduzida por profissionais capacitados para ensinar sobre o meio ambiente. “A programação está sendo muito legal, porque estou tendo a oportunidade de ouvir explicações de especialistas. Mesmo já tendo aprendido muitas coisas aqui, gosto de escutar esses profissionais, pois tenho interesse em aprender sempre mais”, finalizou.

— — —

Texto – Thalia Rodrigues/Semed 

 Fotos – Eliton Santos/Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCqBn8