‘Dia D da Educação Especial’ é celebrado em escola da Prefeitura de Manaus na zona Oeste

Por Prefeitura de Manaus

26/08/2025 15h32

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Dia D #paratodosverem – Alunos da escola municipal Maria Rufina de Almeida participando do “Dia D da Educação Especial” em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Com muita animação, criatividade e respeito às crianças da escola municipal Maria Rufina de Almeida, da Prefeitura de Manaus, participaram, nesta terça-feira, 26/8, do “Dia D da Educação Especial” em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento acontece em todas as unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) até o dia 1º/9.

A atividade, voltada para a valorização da inclusão e do respeito às diferenças no ambiente escolar, contou com a participação dos 686 estudantes da unidade. Desse total, 66 são da Educação Especial e 40 são atendidos na sala de recursos, oferecido nos turnos matutino e vespertino. 

Apresentações com fantoches inspiradas em um diálogo entre um estudante com deficiência e um aluno típico, palestra com o tema “Construindo a Inclusão”, brincadeiras que promovem a inclusão, além de atividades de integração envolvendo estudantes, professores e toda a comunidade escolar, fizeram parte da programação.

Na ocasião, a gerente da Educação Especial, Amanda Macanoni, ressaltou que a Semana da Pessoa com Deficiência Múltipla e Intelectual é uma oportunidade para a Semed fortalecer a conscientização sobre a inclusão nos espaços escolares da rede municipal. 

“A Semed organizou a Semana da Educação Especial, e hoje ocorre o ‘Dia D’ nas escolas, com diversas atividades que envolvem toda a comunidade escolar. Participam alunos com e sem deficiência, professores e demais membros da comunidade, proporcionando experiências que mostram que a diversidade é valorizada e que a inclusão é um direito real e praticado”, afirmou Amanda. 

De acordo com a gestora Lydiane Brito, a iniciativa teve como objetivo fortalecer o compromisso da escola com a educação inclusiva, garantindo a todos os alunos, com ou sem deficiência, as mesmas oportunidades de aprendizagem e convivência. 

“A nossa escola atende estudantes da Educação Especial em diferentes modalidades, que recebem acompanhamento pedagógico especializado e participam das atividades junto aos demais colegas. Nosso espaço valoriza a diversidade, pois todos os alunos são tratados de forma igualitária. Algumas crianças precisam de apoio específico, e é nesse trabalho que concentramos nossos esforços”, destacou Lydiane.

Cristiane Alves, mãe da aluna Luana Silva, do 3º ano, de 8 anos, elogiou a realização da ação na escola e comentou que a atividade reforça o papel da instituição como um espaço de inclusão. 

“Achei a iniciativa muito positiva, especialmente para nós, pais de crianças com algum tipo de deficiência. Essa ação demonstra o compromisso da escola e contribui significativamente para a inclusão e a interação dos alunos”, finalizou.

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Texto – Thalia Rodrigues/Semed 

Fotos – Divulgação/Semed