Cmei da Prefeitura de Manaus recebe mais uma edição do ‘Jogo Simbólico’ com atividades lúdicas
23/10/2025 15h16
#paratodosverem – Estudantes do Cmei Madre Elisa participando de atividade lúdica da edição do “Jogo Simbólico” da Semed
Brincar, imaginar e aprender com significado. É com esse propósito que a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 23/10, à programação do “Jogo Simbólico”, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Madre Elisia, localizado no bairro São Raimundo, zona Oeste da cidade.
A unidade é a 11ª unidade de ensino da rede municipal a receber a ação promovida pela Caravana da Educação Infantil, que tem como tema este ano “Histórias de Fantasia: uma aventura na educação infantil”. O projeto acontece ao longo de todo o mês de outubro, em alusão ao mês das crianças, e tem proporcionado momentos de ludicidade, valores e encantamento nas escolas da rede.
A atividade contou com a participação de mais de 60 crianças do Cmei e o envolvimento de familiares, que acompanharam de perto as brincadeiras e interações dos pequenos durante o evento.
Inspirado nas teorias de Jean Piaget e Lev Vygotsky, no qual ambos são figuras centrais no estudo da educação e do desenvolvimento infantil, o “Jogo Simbólico” utiliza o universo dos contos de fadas como ferramenta para desenvolver valores morais, emocionais e sociais de forma divertida e participativa.
O coordenador da Caravana da Educação Infantil, Alexandre Romano, explica que o grande diferencial do projeto está na vivência simbólica das crianças. “O ‘Jogo Simbólico’ é um espaço onde as crianças se tornam protagonistas das histórias. Elas assumem papéis, enfrentam desafios e refletem sobre o que é certo e errado de forma natural, por meio do brincar. É um momento de imaginação, mas também de aprendizado sobre valores”, destacou.
A gestora do Cmei, Luciane Mustafa, ressaltou a importância da ação no processo de aprendizagem e socialização das crianças. “Esse projeto é transformador. Ele desperta o encantamento das crianças e fortalece a socialização, a empatia e a expressão emocional. Ver nossas crianças vivenciando esse momento é muito gratificante, e ter os pais participando torna tudo ainda mais especial”, afirmou.
Entre as famílias presentes, Vitória Caroline Soares, mãe da aluna Lorena Soares, de 5 anos, que é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista, participou pela primeira vez do projeto e destacou a importância da iniciativa.
“Foi a primeira vez que participei e fiquei encantada. É muito importante ver um projeto assim, que inclui todas as crianças e cria um espaço onde elas se sentem parte. A Lorena se divertiu, participou e eu percebi o quanto essas vivências ajudam no desenvolvimento dela. É um trabalho que faz diferença na vida das famílias”, relatou emocionada.

— — —
Texto – Jordana Rodrigues/Semed
Fotos – Eliton Santos/Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCyjNu


