Prefeitura inaugura sala de coleta e amplia acesso de custodiados do Puraquequara a exames de saúde

Por Prefeitura de Manaus

27/10/2026 20h38

Icone audio
#paratodosverem – Equipe da Semsa durante inauguração de sala para coleta de amostras de exames laboratoriais

A Prefeitura de Manaus inaugurou, nesta terça-feira, 27/10, uma sala para coleta de amostras de exames laboratoriais na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), situada na zona Leste da capital. O espaço, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), amplia o serviço de saúde municipal já existente na unidade, assegurando o acesso das pessoas privadas de liberdade (PPLs) custodiadas no estabelecimento a análises laboratoriais, fortalecendo a assistência à saúde no sistema prisional no município.

A sala tem capacidade para 40 coletas semanais, contando com equipe técnica formada por três servidores da rede municipal, dois técnicos em patologia e um enfermeiro, e estrutura completa para segurança, higiene, manejo adequado e conservação de amostras biológicas.

Os atendimentos na sala serão ofertados às terças e às quintas-feiras, e todo o material coletado será identificado, acondicionado e enviado para análise no Laboratório Distrital Leste Dr. Jander Torres, integrante da rede de Atenção Especializada e Apoio Diagnóstico da Semsa, situado no bairro São José Operário, zona Leste.

A técnica de referência da Saúde da População Privada de Liberdade, da Divisão de Promoção da Equidade às Populações Vulneráveis da Semsa, Liege Franco de Sá, relata que a inauguração da sala na UPP vai favorecer a detecção de doenças, o acompanhamento de condições de saúde e a continuidade do cuidado para os internos, sem que eles precisem se deslocar até um serviço de saúde externo. A unidade prisional conta com uma população de 1.461 PPLs.

“Com a estruturação desse espaço dentro da UPP, a proposta é facilitar o acesso a exames, reduzir a necessidade de deslocamentos externos exclusivamente para a coleta e contribuir para maior organização do acompanhamento clínico das pessoas privadas de liberdade”, assinala a técnica.

Segundo Liege, a população da UPP terá acesso a mais de cem exames laboratoriais disponíveis na rede municipal, conforme solicitação dos profissionais de saúde para atenção à necessidade clínica de cada paciente. A carteira de procedimentos inclui hemograma completo, dosagem de glicose, hemoglobina glicosilada, bacteroscopia, exame parasitológico de fezes, análise de caracteres físicos, elementos e sedimentos da urina, entre outros.

Além de Liege, representando a Semsa Manaus, a inauguração da sala de coleta da UPP teve a presença do titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), coronel Paulo César Gomes de Oliveira Junior; do secretário-adjunto, major Tiago Abreu; e da chefe do Departamento de Saúde Prisional, Carolina da Motta.

Saúde das PPLs

A UPP é o segundo estabelecimento da rede prisional em Manaus a contar com um espaço para coleta de amostras biológicas gerenciado pela Semsa. O primeiro foi o Centro de Detenção Provisória Masculino II (CDPM II), que teve uma sala inaugurada em dezembro do ano passado e atende atualmente 60 internos por semana.

—— —— —— 
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa