Artesãos amazonenses recebem novos convites após sucesso em feira nacional
16/07/2018 15h24

A estreia de artesãos cadastrados na Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), na Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte), em Pernambuco, foi um sucesso. Foram 344 peças vendidas, uma arrecadação de R$ 6,3 mil e mais de 19 contatos para vendas futuras.
O evento, que terminou no domingo, 15/7, em Pernambuco, ofereceu uma rica programação cultural em mais de 800 espaços com a exposição do melhor do artesanato mundial. O artesanato amazonense, por exemplo, chamou a atenção dos visitantes da feira pela individualidade e personalidade encontradas nos trabalhos apresentados.
Os artesãos locais, que participaram do evento de 4/7 a 8/7, conquistaram o público e receberam novos convites para estar em mais duas feiras nacionais, uma no Rio de Janeiro e outra em Brasília, ambas este ano.
A secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, ressaltou que a participação dos artesãos amazonenses na Fenearte faz parte do programa Manaus Empreende com a ação Manaus Feita à Mão. “Isto demonstra a importância do segmento para a economia de Manaus e a valorização do artesão como um empreendedor que leva a nossa cultura junto ao trabalho que desenvolve. Isto é o que mais o prefeito Arthur Virgílio Neto tem destacado em suas diretrizes”, comentou.
Mais visibilidade
Segundo o diretor do Departamento de Economia Solidária, Virgílio Melo, a experiência vivenciada traz novas possibilidades para os artesãos. “Pela primeira vez o artesanato amazonense participou da feira e essa ousadia vai possibilitar a inserção do artesanato como uma forma de economia para a cidade, gerando trabalho e renda. A Fenearte é uma porta de saída desses produtos para o Brasil e agora para o mundo”, explicou.
De acordo com uma das artesãs cadastradas na Semtrad presente no evento, Maria Auxiliadora, a participação na feira trouxe mais visibilidade e novas perspectivas para o artesanato amazonense. “A nossa participação, além de ter nos dado uma nova visão, também nos deu novas possibilidades. Foi mais uma porta aberta para nós artesãos. Tivemos a chance de buscar novas ideias, novos conceitos e trazê-los para dentro do nosso empreendimento”, disse ela.
Sobre a Fenearte
A Fenearte é a maior feira de artesanato da América Latina e está em sua 19ª edição, que iniciou no dia 4/7 e encerrou neste domingo, 15/7, no Centro de Convenções de Pernambuco. Durante os 12 dias de evento, as mais surpreendentes criações artesanais do Brasil e de 22 países foram expostas para mais de 18 mil pessoas que passam diariamente pelo evento.
— — —
Texto: Wesley Paiva/Semtrad
Fotos: Divulgação/Semtrad
Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskECc3d7