Unidades da rede básica de saúde têm programação especial pelo ‘Agosto Dourado’

Por Prefeitura de Manaus

28/10/2024 16h21

Icone audio
Agosto Dourado #paratodosverem – Usuários de Unidade Básica de Saúde participando de ações da campanha Agosto Dourado

Capaz de proporcionar benefícios para a mãe e para o bebê, inclusive em sua vida adulta, o aleitamento materno ganha destaque nas ações de promoção da saúde da Prefeitura de Manaus, dentro da campanha “Agosto Dourado”. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a programação teve abertura oficial, na manhã da sexta-feira, 2/8, integrando uma série de ações e atividades que se estendem ao longo deste mês, nas unidades da rede básica de saúde, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da amamentação.

Na abertura, realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) Benedito Almeida, no bairro São Francisco, zona Sul, gestores e profissionais de saúde da Semsa, ao lado de representantes de órgãos e instituições estaduais e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), discutiram o papel do aleitamento materno para o desenvolvimento sadio de bebês.

A subsecretária de Gestão da Saúde da Semsa, Aldeniza Souza, assinalou o avanço do município na amamentação exclusiva de bebês até os seis meses de idade, que passou de um percentual de 40,7%, em 2019, para 81,3%, no ano passado. Para a gestora, o dado reflete o compromisso dos profissionais da Semsa e a efetividade das ações na rede municipal de saúde no estímulo ao aleitamento materno.

“Nossas ações ocorrem não só no ‘Agosto Dourado’, mas durante o ano todo. E reforçamos o compromisso da Semsa, que mantém as portas abertas para acolhimento e apoio à mãe no pré-natal, no puerpério, em qualquer situação em que ela sentir dificuldade de amamentar”, disse a subsecretária.

Também presente na abertura, a integrante do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) e médica da MMT, Briza Rego Rocha, ressaltou o papel das equipes de saúde na atenção às necessidades de cada usuária, considerando que cada amamentação é única.

“Amamentar não é algo instintivo, precisamos de orientação, e orientação de qualidade. O profissional precisa ter sensibilidade quanto à dificuldade que a mãe enfrenta, até desenhar no papel, se preciso, para garantir o sucesso daquela amamentação”, observou.

Ao lado de Aldeniza e Briza, a mesa de abertura do evento teve a gerente de Ciclos de Vida da Semsa, Patrícia Rombaldi; a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Larissa Lustoza; e a consultora de Saúde e Nutrição do Unicef em Manaus, Neideana Ribeiro.

Atividades

A agenda do “Agosto Dourado”, da Semsa, terá ações em prol do aleitamento materno em toda a rede municipal de saúde. É o caso da maternidade Moura Tapajóz (MMT), que recebe uma ação alusiva à campanha nesta quarta-feira, 7/8. Ao longo do todo o mês, outras atividades serão realizadas em unidades básicas de toda a cidade.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Janaína Terra, destaca que as ações da Semsa no “Agosto Dourado” buscam difundir as vantagens do aleitamento materno entre gestantes e lactantes, incentivando a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses do bebê. “Vamos realizar, neste mês, ações em unidades de toda a rede básica, além de escolas, igrejas e espaços comunitários”.

Janaína ressaltou que, além de auxiliar na redução da mortalidade infantil, a amamentação traz benefícios para a mãe, como a redução do risco de desenvolver câncer de ovário e melhor recuperação após o parto. “Têm vantagens também para a saúde do bebê, que será uma criança menos sujeita a doenças e um adulto mais saudável, inclusive com menos risco de desenvolver condições como a obesidade”.

Também neste mês, a Semsa realiza a Semana do Bebê Manauara, em parceria com Unicef e Adra Brasil, promovendo rodas de conversa, palestras e outras ações de educação em saúde, com foco em temas como apoio à amamentação, saúde da mulher e da criança, registro civil, paternidade responsável, entre outros. A primeira ação ocorreu durante a abertura do “Agosto Dourado”, na USF Benedito Almeida.

Uma das participantes da atividade, ao lado de outras grávidas e lactantes atendidas nas unidades básicas do Distrito de Saúde (Disa) Sul, foi a agente comunitária de saúde, Rebeca Martins. Levando no colo a pequena Aurora, de 5 meses, ela se declarou uma adepta da amamentação natural e enfatizou a importância das ações de estímulo ao aleitamento materno entre grávidas e mães.

“Minha filha só se alimenta no peito, e a saúde dela é ótima, pois a amamentação protege o bebê e reforça a imunidade. Gostei dos temas abordados no encontro, acho que seria importante que o máximo de mães pudesse ouvir, pois muitas não têm acesso a essas orientações”, avaliou.

A agenda da Semana prevê ações sempre às sextas-feiras, em USFs integrantes da estratégia Unidades Amigas das Primeira Infância, do Unicef, de todos os Distritos de Saúde (Disas) da Semsa, em parceria com creches, centros municipais de educação infantil e comunidades. Após a ação na USF Benedito Almeida, pelo Disa Sul, a atividade segue na USF Nossa Senhora de Fátima, no Disa Rural, no dia 9/8, com a participação da chefe de Saúde e Nutrição do Unicef no Brasil, Luciana Phebo.

Semana Mundial

A abertura do “Agosto Dourado” compôs também a programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), celebrada de 1º a 7 deste mês. Neste ano, a iniciativa traz o tema “Amamentação: Apoie em todas as situações”, buscando mobilizar toda a sociedade para assegurar e incentivar o direito à amamentação, proporcionando às mulheres condições para poderem amamentar pelo tempo necessário.

Em 2024, a SMAM tem como foco a sobrevivência, saúde e bem-estar, reforçando a necessidade do apoio à amamentação para a redução das desigualdades, em especial em tempos de crises e emergências. A iniciativa se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), dos quais o ODS 2 prevê erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável, até 2030.

Campanha

A campanha anual “Agosto Dourado” busca reforçar a importância do leite humano para a alimentação do bebê, estimulando ações em prol do aleitamento materno. A cor dourada faz referência ao padrão “ouro” de qualidade do leite humano, em razão de ser um alimento completo, contendo todos os nutrientes necessários para o bebê até seis meses de idade.

O “Agosto Dourado” foi instituído no Calendário Oficial de Manaus em 2014, como Mês de Reflexão sobre a Importância do Aleitamento Materno. Em 2017, por meio da Lei nº 13.435, o Congresso Nacional instituiu o mês comemorativo como mês do aleitamento materno.


Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa