Servidores da Semad recebem orientações sobre combate à violência contra a mulher

Por Prefeitura de Manaus

27/08/2025 15h36

Icone audio
#paratodosverem – momentos da palestra sobre violência contra a muher na Semad

Servidores da secretaria de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), da Prefeitura de Manaus, participaram, na manhã desta quarta-feira, 27/8, de uma palestra sobre “Violência contra a Mulher”. O evento, coordenado pela Divisão de Serviço Social, do Departamento de Sistema de Gestão de Pessoas (DSGP) da secretaria, fez parte das atividades do “Agosto Lilás”, campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A palestrante foi a Delegada Adjunta da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher – Unidade Centro Sul, Priscilla Orberg.

Ao apresentar a palestra, o subsecretário de Gestão de Pessoas da Semad, Alessandro Ribeiro, falou da iniciativa de discutir a temática com os servidores. “A gestão entende a importância de manter os servidores informados sobre as diversas formas de violência contra a mulher, incluindo a violência física, psicológica, moral, patrimonial e sexual como forma de prevenir que isso ocorra, inclusive no ambiente de trabalho. O ‘Agosto Lilás’ é um movimento muito oportuno para que possamos debater essa questão”, disse.

Durante a explanação, a delegada Priscilla Orberg abordou as variadas nuances da violência, como ela ocorre, como se defender e a legislação que assegura a integridade das mulheres, como a Lei Maria da Penha.

Graduada pela Faculdade de Direito, da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Priscilla também é pós-graduada em Direito Penal, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); advogada por 6 anos, aprovada em 7º lugar no concurso da Polícia Civil do Estado do Amazonas, atuação em Nhamundá e Parintins, além da Delegacia da Mulher.  

“O mais importante nessa batalha de enfrentamento da violência contra a mulher é não ficar calada. Nossas equipes da Delegacia da Mulher estão sempre prontas para acolher e orientar as vítimas”, disse a delegada.

Representando o titular da Semad, Célio Guedes, o subsecretário de Gestão de Processos, Alexandre do Carmo, disse que a violência contra a mulher, especialmente com relação a assédio, é algo para o que todos devem estar atentos. “Importante destacar que a neurociência mostra a quão danosa é, ao cérebro, uma mínima intervenção relacionada à violência contra a mulher. Nós, da gestão, à parte da questão administrativa, percebemos que, mais do que nunca, esse assunto deve ser tratado de forma cotidiana, qualquer que seja o ator da violência. Nossa orientação é no sentido de que, havendo desconforto, não precisa esperar a situação de repetir, falem, não silenciem. Seguindo a orientação do prefeito David Almeida, estamos prontos para acolher e dar a condução mais adequada para casos dessa natureza que porventura venham a ocorrer no ambiente de trabalho”, assegurou.

— — —

Texto – Sandra Monteiro / Semad

Fotos – Sidney William / Semad