Educação de Manaus fortalece ensino bilíngue e celebra identidade surda
03/10/2025 10h52


A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na noite de quinta-feira, 2/10, uma ação alusiva ao mês da visibilidade da comunidade surda, celebrando algumas datas importantes de setembro, como o Dia Nacional do Surdo (26/9) e o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23/9). A atividade aconteceu na escola municipal de educação especial André Vidal, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
O movimento “Setembro Surdo” na rede municipal de ensino foi criado para incentivar a interação, o aprendizado e a valorização da identidade surda dos estudantes, além de promover a conscientização sobre os direitos da comunidade.
“Nos meses de setembro e outubro, a Semed visa realmente valorizar e incentivar o respeito à comunidade surda, que por muito tempo, talvez por não ser um público tão grande na rede municipal de educação, ficou esquecido por gestões passadas. Hoje, buscamos valorizar e incentivar o respeito à comunidade surda e fortalecer o aprendizado da libras nas escolas municipais”, explicou a gerente de Educação Especial da Semed, Amanda Macanoni.
A programação da noite contou com a peça teatral “Literatura Surda conta a Cinderela Surda”, apresentada por alunos surdos e profissionais da Semed também surdos e não surdos.
Uma das estudantes que participou do espetáculo foi Rosiane Pinheiro Lima, de 45 anos, da 3ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Gosto muito deste tipo de programação voltada para os alunos surdos com o uso do teatro. Para mim e meus colegas, é uma alegria participar, porque não ficamos restritos apenas à oralização, temos a libras, que é fundamental para nós. Atrelar o ensino da língua de sinais a outras atividades torna a aprendizagem mais rica, diferente e atrativa”, afirmou Rosiane.
Outras atividades
Durante todo o mês de setembro e outubro, as escolas da rede municipal de ensino, que atendem alunos surdos, contarão com uma programação diversificada e culturalmente relevante.
A programação que iniciou no dia 26 de setembro e se estende até outubro visa ainda fortalecer o suporte aos estudantes surdos matriculados na rede municipal e incentivar os profissionais da educação para uma abordagem cada vez mais inclusiva e eficaz. A ação alusiva ao setembro surdo encerra no dia 17 e contará com diversas atividades voltadas à valorização da cultura surda e à promoção da inclusão. Entre as ações, haverá a contação de histórias em libras, com a apresentação da “Cinderela Surda”, utilizando narrativas viso-espaciais e destacando a Língua Brasileira de Sinais como principal meio de comunicação. Também serão realizadas dinâmicas e brincadeiras que abordarão a cultura surda, conquistas e desafios, incentivando a troca de experiências visuais e a interação em libras entre alunos, familiares e professores presentes.
Além disso, atividades artísticas e culturais vão explorar a expressão corporal e facial por meio de brincadeiras interativas. O evento incluirá, ainda, sessões de filmes com legendas e interpretação em libras, abordando temas relacionados à surdez e à inclusão.
Com isso, a Semed procura reforçar a luta por direitos, reconhecimento e acessibilidade. É importante frisar que a rede municipal de ensino procura fazer a educação bilíngue de surdos baseada em três pilares: linguística, pertencimento ao povo surdo e cultura surda, dessa maneira justifica-se a realização das atividades propostas.
— — —
Texto – Emerson Santos/Semed
Fotos – Eliton Santos/Semed