Atenção ao idoso ganha destaque em roda de conversa com profissionais de saúde da prefeitura na zona rural de Manaus

Por Prefeitura de Manaus

30/04/2026 15h24

Icone audio
Ação #paratodosverem – Equipe da Semsa realização ação voltada a atenção ao idoso na zona rural

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou, nesta quinta-feira, 30/4, um ciclo de Roda de Conversa em Gerontologia na Atenção Primária à Saúde (APS). A programação foi realizada no auditório do Complexo de Saúde Oeste, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, com a participação de 60 profissionais divididos em duas turmas, entre Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e técnicos de enfermagem do Distrito de Saúde (Disa) Rural.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso da Semsa, enfermeira Eliny Rocha, explicou que a roda de conversa faz parte do planejamento das ações realizadas pela Prefeitura de Manaus que buscam a promoção do envelhecimento ativo e saudável da população.

Nesse primeiro semestre de 2026, a Semsa irá realizar mais quatro rodas de conversa, abordando o mesmo tema, direcionadas para ACSs e técnicos de enfermagem nos Disas Norte, Sul, Leste e Oeste. A próxima etapa vai acontecer no segundo semestre deste ano, com as mesmas turmas de profissionais, mas abordando o combate à violência contra a pessoa idosa.

“Os ACSs e técnicos de enfermagem atuam de forma próxima da população no atendimento em domicílio, com as equipes de Saúde da Família. A intenção é reforçar a capacitação desses profissionais para que entendam melhor as alterações que ocorrem no processo de envelhecimento que podem contribuir para a exposição à violência”, informou Eliny Rocha.

A enfermeira destacou ainda que, a partir da troca de experiências e de conhecimento na roda de conversa, os profissionais de saúde poderão identificar melhor situações que contribuam para a exposição à violência, verificar como a família estimula o idoso no dia a dia para melhorar a condição de saúde, avaliar se o ambiente da moradia é propício para quedas, entre outras questões que podem impactar no processo de envelhecimento e na saúde dos idosos de forma integral.

“As pessoas idosas ficam mais expostas a violência pela vulnerabilidade que ocorre no processo de envelhecimento. Por isso, é importante que os profissionais de saúde tenham as informações necessárias para identificar riscos e contribuir para a prevenção à violência”, destacou Eliny Rocha.

A roda de conversa do Disa Rural teve o apoio da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), por meio da participação a gerontóloga Márcia Santoro, que explicou que a gerontologia é a ciência multidisciplinar que estuda o processo de envelhecimento no modelo biopsicossocial (fatores biológicos, psicológicos e sociais).

Ela apontou que os profissionais participando da roda de conversa atuam de forma efetiva na vida das pessoas que estão envelhecendo ou que já são idosas, e que ampliar o conhecimento desses profissionais é mais uma estratégia para a promoção de um envelhecimento melhor e com qualidade da população.

“O objetivo não é apenas viver mais. O que a gente busca é viver mais, melhor e com qualidade. E para um envelhecimento saudável, é importante fazer o que estamos fazendo aqui hoje, que é conversar a respeito, falar que o envelhecimento não é igual para todo mundo e que envolve fatores culturais, de alimentação e escolhas que vão influenciar a forma que envelhecemos”, afirmou Márcia Santoro.

Para o ACS Nerivaldo Norte, que trabalha e mora na comunidade Jatuarana, na margem esquerda do rio Amazonas, a roda de conversa é uma oportunidade para reforçar a qualificação do atendimento dos idosos da zona rural de Manaus.

“Temos na comunidade Jatuarana um grupo expressivo de idosos. A capacitação vai agregar ao nosso trabalho, inclusive já realizamos com a comunidade ações de educação em saúde sobre a prevenção à violência contra a pessoa idosa, tanto para os idosos quanto para os cuidadores”, informou Nerivaldo Norte.

A próxima roda de conversa será realizada nos dias 5 e 20/5, direcionada para 80 profissionais do Disa Sul.

#paratodosverem – Roda de conversa

— — — 

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa