Meio Ambiente

Por Prefeitura de Manaus

26/10/2010 14h38

Icone audio

A Empresa de Transporte Especial Viação Caravela Ltda (Vicaltour) aderiu ao programa de implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que já desenvolve a ação na instituição. A A3P tem como objetivo implantar uma agenda positiva de ações que permitam a economia de recursos como energia, água e materiais de consumo, a exemplo de papel e copos descartáveis, em uma atitude voltada para a conscientização dos funcionários quanto à importância da conservação do meio ambiente.

A A3P foi criada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 1991 como forma de estimular os órgãos públicos a otimizarem recursos. Nesta segunda-feira técnicos da Semmas estiveram na sede da Vicaltour, no bairro Santo Antonio, para a realização de uma palestra para mais de 100 pessoas.

A palestra foi realizada pelo chefe do Núcleo de Formação de Multiplicadores da Semmas, Rômulo Gonçalves. Segundo ele, o proprietário da empresa, João Dias Neto, demonstrou interesse em implantar medidas da A3P para todos os funcionários. Uma das iniciativas a serem adotadas é a da caneca ambiental, que visa fazer com que cada colaborador da empresa possua sua caneca individual e permanente para suspender de vez o uso do copo plástico descartável. Com isso, evitam-se os custos com a compra de copos descartáveis e a geração de resíduo.

“O proprietário da empresa nos informou que a média de gastos chega a ser de 6 mil copos descartáveis por mês”, informou Rômulo, que estará fazendo o lançamento oficial da caneca ambiental na empresa no próximo dia 29, a partir das 8h.

“Na oportunidade estaremos realizando mais uma palestra para os funcionários e teremos a entrega das canecas, que serão adquiridas pela empresa”, informa Rômulo, acrescentando que a atitude da Vicaltour deve servir de exemplo para todas as empresas e órgãos públicos. Segundo Rômulo, o copo descartável é um dos resíduos mais comuns gerados principalmente nas empresas públicas e particulares. Lançado na natureza, ele leva centenas de anos para se decompor.

O empresário João Dias Neto, dono da empresa, afirma que ele próprio está disposto a dar o exemplo, passando a utilizar a caneca ambiental. “Serei o primeiro a utilizar junto com meus filhos a caneca ambiental, pois estou preocupado com o futuro ambiental das novas gerações”, afirmou ele, que tem sete filhos e 12 netos. “A palestra foi uma oportunidade de mostrar aos funcionários que, unidos, podemos todos colaborar para o equilíbrio ambiental, e a redução dos gastos”, afirmou João. A Vicaltour tem ao todo 200 funcionários, entre motoristas, auxiliares administrativos e manutenção.

Na próxima palestra, que terá como  tema “Cidadania e Meio Ambiente”, o empresário deverá propor outras medidas de educação ambiental e deseja que outros empresários do segmento também adotem a idéia.

“Seria importante os empresários tomarem conhecimento da A3P porque suas idéias podem ser implantadas em qualquer empresa privada, principalmente nesse momento de crise em que as empresas buscam reduzir seus custos”, conclui Rômulo.