Após último encontro, Prefeitura de Manaus encaminhará Plano Municipal de Juventude para CMM

Por Prefeitura de Manaus

11/06/2017 11h27

Icone audio

A Prefeitura de Manaus realizou no último sábado, 10/6, o 20º e último encontro que buscava a opinião dos jovens de Manaus sobre a criação do primeiro Plano Municipal de Juventude. O debate aconteceu no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus, na Avenida Joaquim Nabuco, Centro, e contou com a presença dos representantes do Conselho Municipal de Juventude (CMJ).

 

Após reunião extraordinária entre os conselheiros no próximo dia 22, o Plano Municipal de Juventude seguirá para a Câmara Municipal de Manaus onde deverá ser aprovado. Caso aprovado, Manaus será a primeira capital do norte do país a possuir políticas públicas voltadas especialmente para as jovens e terá validade de dez anos.

 

Para o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Mário Barros, o Plano Municipal de Juventude garantirá importantes políticas públicas para os jovens da capital amazonense, tema que recebeu forte atenção do prefeito Arthur Virgílio Neto e vem sendo reforçado nesta gestão com o vice Marcos Rotta.

 

“O que o prefeito Arthur Neto está fazendo em sua gestão é inovador. Nós seremos a única cidade do Norte a contar com esse Plano, garantindo assim, que independente das próximas gestões, a juventude de Manaus terá seus direitos de fato”, ressaltou Barros.

 

Segundo o presidente do CMJ, Bruno Soares, o encontro foi uma audiência pública para mostrar pontos discutidos nas edições anteriores e o que ainda pode ser mudado pelos conselheiros.

 

“Foram dezenove encontros e esse é o último. Nós estamos reunindo tudo o que foi apanhado e sugerido pela sociedade civil organizada. Esse foi uma espécie de prestação de contas de tudo o que foi discutido para saber se efetivamente foi contemplado o anseio da juventude. Hoje, foi apresentado para a plenária deliberar”, explicou.

 

Durante esses debates foram abordados temas relevantes como saúde, mobilidade urbana, meio ambiente, além de cultura. As reivindicações foram realizadas por jovens, moradores de várias zonas da capital.

 

“É muito importante as discussões acerca desse Plano. Nós, conselheiros, circulamos a cidade, escutamos mais de 300 jovens que colocaram suas propostas em relação a diversos temas e isso garante uma política mais próxima do povo. Esse é o maior foco. Ter os nossos direitos garantidos em lei é o mais importante do processo”, declarou uma das representantes do conselho, a produtora cultural Michelle Andrews.

 

CMJ

 

Vinculado a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), o Conselho Municipal de Juventude foi instituído pela lei 2.025 de 2015 e sancionado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto para discutir e elaborar políticas públicas voltadas à juventude manauara.

 

O Conselho é formado por 15 representantes do poder público e 15 representantes da sociedade civil organizada, eleitos em conferência.

 

Texto: Karol Rocha / Semcom com informações da Assessoria de Comunicação da Semjel

Fotos: Marinho Ramos / Semcom

 

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm2gsMjd

 

Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel): (92) 3248-8706