Encontro Municipal do Programa Bolsa Família na Educação encerra com saldo positivo
06/06/2017 14h14
O primeiro Encontro Municipal do Programa Bolsa Família na Educação, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) encerrou na manhã desta terça-feira, 6/6, no auditório da Universidade Paulista (Unip), no bairro Parque 10, zona Centro-Sul. Foram três encontros que iniciaram no mês de maio e reuniram aproximadamente 900 pessoas, entre beneficiários do programa, diretores e secretários de escolas.
As reuniões tiveram como objetivo refletir sobre o programa, sobre os desafios na política de Educação e a importância da participação dos beneficiários e dirigentes escolares, no acompanhamento e cumprimento das condicionalidades do benefício. Participaram gestores e secretários das Divisões Distritais Zonais (DDZ) Oeste, Sul e Centro-Sul e coordenadores distritais da Semed e coordenadorias distritais da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
Para a gerente de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), Dircélia Ortiz, os encontros foram importantes para refletir sobre a execução do programa. “Esses três encontros foram bastante proveitosos, reunimos com os beneficiários, que puderam apresentar as expectativas em relação à educação dos seus filhos e com os palestrantes, que apresentaram formas de como alcançar a emancipação social. Também trabalhamos diretamente com as escolas na discussão sobre os desafios educacionais”, enfatizou.
O público participante pôde acompanhar palestras com temas como ‘O Programa Bolsa Família: Desafios na Educação do Município de Manaus’, ministrada pelas professoras da rede, Regina Marieta Teixeira e Alina Bindá. Também foi debatido o tema ‘O acompanhamento intersetorial das Condicionalidades do Programa Bolsa Família’ com Welciane Jacinto, professora da Semed e coordenadora municipal do programa.
Também estiveram presentes durante os encontros representantes da secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e do Centro de Referência Assistência Social (Cras).
A Semed tem, atualmente, quase 200 mil alunos beneficiados pelo programa. Segundo a palestrante Alina Bindá, a conscientização do uso do programa deve partir da escola. “O papel da escola na conscientização da emancipação social deve começar pelo próprio aluno, fazendo com que ele entenda o motivo de receber o benefício. O professor também pode despertar no estudante a vontade de não mais fazer parte da utilização do programa, incentivando essa emancipação, para que ele cresça não querendo ser mais um que vive com ajuda de programas”, afirmou.
O gestor da Escola Municipal São Dimas, Américo Gadelha, no bairro São Jorge, zona Oeste, explicou que já trabalha a conscientização dos beneficiários por meio de reuniões. “Todo início de ano letivo realizamos reuniões com os pais e responsáveis dos alunos com palestras para que haja essa conscientização de não depender para sempre desses benefícios. Nesse período já tivemos famílias que deixaram de depender do Bolsa Família”, explicou.
—
Texto: Érica Marinho
Fotos: Cleomir Santos / Semed
Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskWxoUQq
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): (92) 3632-2054


