Prefeito fiscaliza ação de limpeza na zona Sul de Manaus
03/01/2014 17h23

O prefeito Arthur Virgílio Neto foi acompanhar de perto, na tarde desta sexta-feira, 3, a ação de limpeza do igarapé que corta os bairros Petrópolis e Cachoeirinha, na zona Sul de Manaus. O trabalho envolveu um efetivo de 150 agentes da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp).
A ação iniciou ainda na manhã da última quinta-feira, 2, na interseção da rua Cel. Ferreira de Araújo com Avenida Marques da Silveira no bairro de Petrópolis, onde começa o canal do São Francisco. A ordem é para que os homens atuem até o igarapé do 40, na Cachoeirinha.
Ao acompanhar os trabalhos, o prefeito aproveitou para conversar com moradores do entorno no igarapé e alertou sobre a importância de manter o canal limpo.
“Temos que mudar essa atitude viciosa de jogar lixo nos igarapés por uma virtuosa de lutarmos para manter as águas limpas. É preciso ensinar isso às gerações mais novas”, pediu o prefeito, que fazia questão de abordar cada criança.
Ele explicou que esse tipo de serviço é muito oneroso ao município e por isso é necessário mudar os hábitos. “A Semulsp vem e deixa tudo limpo sem nenhuma sujeira e logo após pouco tempo vemos garrafas pets boiando. É como se estivéssemos enxugando gelo”, assinalou Arthur.
O secretário da Semulsp, Paulo Farias, lembrou que essa ação de limpeza é de difícil realização e conta com a população para não jogar lixo nos igarapés.
“Durante cinco dias estaremos limpando o canal do São Francisco e o da Cachoeirinha para trazermos de volta esse aspecto de limpo. Agora depende da população valorizar o trabalho e manter esse ambiente saudável”, disse Farias.
Matéria: Ulysses Marcondes
Fotos: Tácio Melo