Prefeito Arthur Virgílio Neto entrega plataformas do BRS do eixo Norte-Sul
31/12/2013 18h30

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, inaugurou na tarde desta segunda-feira, 30, as 13 plataformas do sistema Bus Rapid System (BRS) das avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós, que compreendem o Eixo Norte-Sul. Acompanhado de secretários municipais e do governador do Estado em exercício, José Melo, o prefeito entregou simbolicamente a estação Arena, em frente à Arena da Amazônia, na avenida Constantino Nery.
“O BRS será o transporte da Copa do Mundo de 2014. Turistas e manauaras poderão usufruir desta plataforma para desembarcar e assistir aos jogos que acontecerão na Arena da Amazônia. Este é somente mais um dos vários investimentos que faremos na cidade de Manaus nos próximos três anos de governo, no que se refere à mobilidade urbana”, destacou Arthur Neto.
As obras de reforma das plataformas do sistema BRS no Eixo Norte-Sul tiveram duração de 180 dias e foram realizados pela empresa Red Engenharia LTDA, no valor de R$ 1.242.852,25. Os 16 abrigos do Eixo Leste – avenidas Camapuã, Autaz Mirim e alameda Cosme Ferreira -, por sua vez, estão com 60% de conclusão e devem ser inaugurados na primeira semana de fevereiro.
De acordo com a equipe de engenharia do Departamento Técnico Operacional da Secretaria Municipal de Infraestrutura (DTO/Seminf), responsável pela fiscalização da obra, parte da antiga estrutura metálica do sistema Expresso foi reaproveitada. O assoalho foi revestido com ladrilho hidráulico. Forros foram recobertos com chapas metálicas, assim como a cobertura das plataformas, constituídas de telha chapa de aço zincada trapezoidal.
Estudos realizados pelos engenheiros comprovaram que a geometria prismática dos perfis (em forma de trapézio) torna a chapa de aço um elemento de alta resistência mecânica, apesar da sua pouca espessura. Vale ressaltar que a estrutura é resistente à ação do calor e das chuvas da região, além de resistente aos atos de vandalismo.
As plataformas também possuem rampas de acesso aos cadeirantes no canteiro central e padronização visual, realizado pelo Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) e a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).
Após a conclusão das ações de revitalização urbana de acessibilidade, mobilidade e segurança nas avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós, em meados de abril, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizará o plantio de 460 mudas de árvores no canteiro central das vias. As espécies nativas, dentre as quais ipê, pau-pretinho e jutairana, terão aproximadamente 1,80 metro de altura, conforme o Plano Diretor de Arborização Urbana.
Fotos: Tácio Melo e Mário Oliveira