Festival reúne moradores da RDS do Tupé numa manhã de atividades recreativas e de sensibilização ambiental
15/12/2013 14h45
Moradores das seis comunidades que formam a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé se reuniram neste sábado, 14, para participar do Festival Natalino e Esportivo que acontece na comunidade São João do Tupé, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
O evento teve como finalidade promover a integração entre os moradores da reserva, com atividades recreativas, esportivas e de sensibilização ambiental sobre a importância da preservação da reserva, que hoje conta com 658 famílias distribuídas nas comunidades Julião, São João do Tupé, Agrovila, Livramento, Tatu e Colônia Central. Este ano, foram realizadas provas nas modalidades corrida de saco, cabo de guerra, natação no lago, canoagem e futebol de areia, com equipes masculinas e femininas.
O subsecretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, compartilhou a alegria dos moradores em participar da festa. “Este é um momento especial para essas famílias que vivem no Tupé e para nós servidores da Semmas, pois eles são os nossos principais parceiros na missão de preservar este verdadeiro santuário ecológico”, afirmou. O subsecretário destacou os esforços desenvolvidos pela Prefeitura de Manaus, no sentido de promover a revitalização da RDS, que será um dos principais atrativos turísticos da Copa 2014. “Já iniciamos os trabalhos com a recuperação das estruturas físicas, o incentivo ao ecoturismo e aplicação das regras de uso da reserva”, ressaltou.
Os comunitários vibraram com as provas e garantiram a animação das torcidas. Segundo a presidente da comunidade Tatu, Rita de Cássia da Silva Nascimento, o objetivo do festival é estimular a integração principalmente das crianças da reserva, que gostam de realizar atividades físicas e têm muita disposição, já que aquelas atividades esportivas fazem parte do dia a dia delas. “Aqui eles não têm videogame, nem shopping, brincam correndo, nadando e são crianças muito saudáveis”, afirmou Rita, ressaltando que o ponto alto da festa é a chegada do Papai Noel em uma lancha. O evento contou com a distribuição de troféus e medalhas aos ganhadores.
O festival conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação (Semed), Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Fundo Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (FMDMA), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Corpo de Bombeiros, Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Manaus Ambiental e Correios. Este ano, o evento contou com a parceria das empresas Moto Honda e Grupo Baiano.
Júlio Pedrosa
Ascom-Semmas
8218-6660 e 8842-1243



