II Oficina de Benguela difunde novo ritmo da Capoeira
11/12/2013 16h21

Com o intuito de difundir no Amazonas um novo ritmo da Capoeira, acontece a partir desta quarta-feira, 11, até sábado, 14, a II Oficina de Benguela. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), é itinerante e hoje será realizado na Ponta Negra, a partir das 19h, totalmente gratuito.
Nesta quinta-feira, 12, o evento terá inicio às 16h e segue até às 18h na Mini Vila Olímpica do Coroado (Alameda Cosme Ferreira, 871, Coroado II). Na sexta, a oficina ocorrerá em dois horários, sendo das 9h às 10h30 e das 16h às 17h30, também na Mini Vila Olímpica do Coroado. No dia do encerramento, no sábado, a roda de capoeira será formada no Parque dos Bilhares, a partir das 18h até 19h30.
Segundo o organizador do evento, Vander Araújo, mais conhecido como Pililim, qualquer pessoa que pratique o esporte pode participar da Oficina. Para tanto, basta comparecer ao evento nos horários indicados e não é necessário realizar inscrição.
“Este ritmo ainda é pouco visto nas rodas de Capoeira do Amazonas, e com a oficina espero que os participantes tenham um contato maior e possam disseminar o ritmo. O evento vai ser ainda uma ótima oportunidade para os praticantes do esporte confraternizarem e trocarem experiências. Além disso, a capoeira regional e contemporânea também farão parte da programação”, contou Pililim.
São esperados no evento uma média de 200 capoeiristas, que estão vindo do interior do Estado em busca do novo aprendizado. Este é o caso do aluno Fimderley Sakamoto, mais conhecido como Sindeco, que veio de Parintins para participar da Oficina.
“A participação na Oficina é muito importante para aqueles que buscam se aprimorar no esporte. Eu vim para aprender mais e também passar aquilo que eu sei; ter realmente uma troca que só engrandece o esporte. Além disso, irei representar o meu município de Parintins e mais tarde passar para meus alunos tudo que aprendi”, disse Sindeco.
Diferença
Na Capoeira a Benguela é conhecida como um ritmo ou toque que se diferencia dos outros por ser um pouco mais lento. Neste jogo, os participantes da roda utilizam movimentos mais quebrados e o jogo é conduzido mais no chão. O nome Benguela homenageia uma cidade angolana de mesmo nome.