Semsa prepara servidores para a prevenção contra a Dengue
30/11/2013 15h41

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu na tarde desta sexta-feira (29), um encontro para a instrução de 290 auxiliares de serviços gerais das unidades dos cinco distritos sanitários Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural para serem multiplicadores de informação na luta contra o mosquito Aedes Aegypti. O evento aconteceu no auditório da Semsa (Avenida Mário Ypiranga, nº 1695, Adrianópolis), das 15h às 17h.
O evento foi aberto pelo secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, destacando a importância do trabalho realizado pelos Serviços Gerais dentro de cada unidade de Saúde, pois cada um se torna um agente de proteção auxiliando ao combate à proliferação da dengue na cidade de Manaus. “A intenção é detectar de forma precoce os casos da doença e para isso estamos realizando esse treinamento para os profissionais que atuam desde as Unidades Básicas de Saúde até nos hospitais e prontos-socorros. O objetivo é classificar o risco para cada paciente e, partir daí, evitar a evolução da doença para casos mais graves”, destacou Evandro Melo.
Segundo o assessor da Subcretaria de Gestão em Saúde da Semsa, Romeo Fialho, essa nova estratégia de mobilização utilizada pela Semsa tem o objetivo de conscientizar a sociedade na prevenção contra o mosquito causador da dengue. “Se cada um de nós tirar 10 minutos das nossas atividades semanais para fazer uma checagem rápida no imóvel, verificando a existência de criadouros do mosquito, já que o ciclo da vida do Aedes Aegypti, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias, venceremos a dengue. Esse método já foi utilizado em Singarupa, na África com ótimos resultados, ressaltou Romeo.
O auxiliar de serviços-gerais Ronildo Silva, lotado na UBS Nova Esperança, na Colônia Antônio Aleixo, zona Leste, declarou que está satisfeito com as instruções e informações recebidas durante o treinamento. “O que está sendo repassado para evitar a dengue vai servir para que eu e meus colegas possamos colaborar para o combate ao mosquito, tanto no nosso ambiente de trabalho, como em nossas comunidades”,afirmou.
Casos
De acordo com informações do Núcleo de Controle da Dengue/Semsa, foram registrados em 12.548 casos confirmados de dengue no período de janeiro a 18 de novembro de 2013, com nove óbitos confirmados.
Departamento de Comunicação – SEMSA
Reportagem: Guto Vasconcellos
Gerente de Jornalismo: Cláudia Barbosa
(92) 3236-8315, 8842-8370
decom.semsa@gmail.com