Manejo beneficia 12 árvores na Rua Saldanha Marinho
30/11/2013 15h20

O trabalho de manejo da arborização urbana, realizado pela Prefeitura de Manaus, beneficiou neste sábado, 30, 12 árvores existentes na Rua Saldanha Marinho, no Centro. Foram realizados serviços de retirada de erva-de-passarinho (parasita que pode levar a árvore à morte) e levantamento de copa em sete mangueiras e cinco oitizeiros. A ação dá continuidade ao trabalho iniciado em janeiro deste ano, voltado para a manutenção do patrimônio arbóreo da cidade, desenvolvido em conjunto pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), do Centro (Semc), Manaustrans e Amazonas Energia.
A ação foi a segunda realizada este ano pela Prefeitura de Manaus naquela área. A chefe do Setor de Corte e Poda da Semmas, Eliane Souza, explica que a continuidade das ações, com regularidade de pelo menos seis meses entre um procedimento e outro, é fundamental para a redução dos focos da erva-de passarinho e a melhoria do estado fitossanitário da árvore. Segundo ela, já se percebe uma quantidade menor de focos do que antes. A população que acompanhava o trabalho elogiou a ação do município. O comerciante Valdir Macedo, proprietário de um lanche no local, afirmou ser apaixonado pelas árvores do Centro de Manaus. “Pela primeira vez estou vendo elas (as árvores) terem o merecido cuidado”, observou.
Outras áreas do Centro já foram mapeadas para a realização de novos manejos. A próxima será a Rua 24 de Maio, que passará por uma manutenção para retirada de ervas de passarinho. A técnica Eliane Souza explicou que o trabalho é feito com o apoio do Manaustrans em função do grande fluxo de veículos nas vias do Centro. Em alguns casos, como de uma mangueira, que precisou de uma poda drástica em função do grau de infestação por ervas-de-passarinho, chega a ser necessária a interdição parcial da área. Além do Centro, foram feitas ações de manejo também nos bairros das zonas Sul, Centro-Sul, Oeste e Leste de Manaus, a exemplo da Cachoeirinha, Japiim, Conjunto Dom Pedro e Jorge Teixeira.
Reportagem e fotos – Ascom Semmas