Prefeitura e Suframa definem responsabilidades para requalificação do Distrito Industrial

Por Prefeitura de Manaus

25/11/2013 17h49

Icone audio

respqualiDI2

 

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, recebeu nesta segunda-feira, 25, o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Thomaz Nogueira. O encontro, realizado no Centro Cultural Palácio Rio Branco, Centro, serviu para definir as responsabilidades de atuação na área do Distrito Industrial.

 

De acordo com o prefeito, é preciso unir forças para que os problemas sejam resolvidos e fica impossível que um único órgão resolva rapidamente todos os problemas existentes naquela região.

 

“Fica claro, até por conta do convênio firmado com Governo do Estado, que toda parte de pavimentação do Distrito 1 é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). Pela Prefeitura, temos a ambição de fazer o recapeamento completo do Distrito 2, assim como temos a ambição de, junto com a Suframa e o Governo,  planejar o Distrito 3, antecipando a expansão dessa área”, afirmou o Arthur Virgílio.

 

Ainda segundo o prefeito, o Município também irá cuidar da revitalização dos calçadões, que com o conflito de competências estão subutilizados. “A ideia é valorizar a prática esportiva nesse local, fazendo quadras poliesportivas, favorecendo áreas de lazer para as famílias. Estamos avançando nas negociações e, sem dúvida, o calçadão do Distrito se tornará uma grande atração”, completou o prefeito.

 

Conforme Thomaz Nogueira, será necessário mais de um exercício financeiro para solucionar as pendências em infraestrutura do Distrito Industrial.

 

“Qualquer investidor que olhe para o Distrito e veja sua degradação, certamente, colocará em dúvida a capacidade de gestão do poder público. Precisamos ter o Distrito Industrial totalmente recuperado e reconhecemos aqui o esforço da Prefeitura em requalificar toda a cidade. Por isso, viemos aqui para tratar de uma agenda em comum, porque há uma série de possibilidades e preocupações que são compartilhadas pelas duas instituições”, destacou.

 

Outra novidade apresentada pelo superintendente da Suframa foi o repasse de 10 terrenos na área do Distrito Industrial para Prefeitura. “Nesses locais iremos construir creches, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre outras estruturas do serviço público que são de grande valia para as pessoas que moram e, sobretudo, trabalham na região”, garantiu Arthur.

 

Fiam

 

Ainda durante a visita ao prefeito de Manaus, Thomaz Nogueira aproveitou para convidar, pessoalmente, o chefe do Executivo Municipal para participar da 7ª edição da Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2013), marcada para os dias 27 a 30 de novembro.

 

“A feira é um momento especial na vida da Zona Franca, gerando novas oportunidades de trazer mais investidores para o Amazonas”, comentou o superintendente. “Teremos a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Exterior, Fernando Pimentel, e essa é a hora que a gente mostra o que está fazendo e o que pode fazer”, finalizou o prefeito Arthur Neto.

 

REPORTAGEM: Alita Falcão / FOTOS: Marinho Ramos