CMEI promove mostra de livros infantis produzidos pelos alunos

Por Prefeitura de Manaus

07/10/2016 11h49

Icone audio

mostralivorinf

 

Em alusão à Semana do Livro Infantil, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Renata Holanda, no bairro Jorge Teixeira, promoveu, na manhã desta sexta-feira, 7, a ‘VII Mostra de Livros Infantis’, onde foram expostas obras literárias produzidas pelos mais de 400 alunos de 4 a 5 anos da unidade de ensino.

 

Cada uma das dez classes ficou responsável por trabalhar em cima de uma história. Com auxílio dos professores os pequenos aprenderam o enredo, um pouco da vida do escritor e, principalmente debateram os valores morais contidos nas obras. Ao final, cada aluno confeccionou um livro recontando a obra de acordo com sua visão.

 

Segundo a pedagoga do CMEI, Graice Santos, ao longo dos anos a atividade, que faz parte do projeto ‘Quem Conta um Conto, Encanta’, tem conseguido estimular as crianças a terem contato com o imaginário da leitura.

 

“O víeis principal é o trabalho com a leitura e com a escrita. Todas as crianças tanto do 1º quanto do 2º período trabalham uma história especifica ao longo do ano e essa história desenvolve um princípio moral. É um projeto muito significativo, onde o objetivo principal é incitar o gosto pela leitura, aproveitando essa idade, onde estão no momento da fantasia, do imaginário”, explicou.

 

Atividades

Além da exposição dos livros no pátio da escola, cada classe ornamentou sua sala para contar as histórias para o público. Uma das turmas do 1º período desenvolveu a história da ‘Cesta da Dona Maricota’, que trata da importância de comer frutas, verduras e legumes.

 

Na sala de segundo período, os alunos trabalharam o tema medo, ao contar a história da lagarta que tinha medo de voar. Quem fez a apresentação foi a aluna Letícia Siqueira, de seis anos.

 

“A lagarta Lia morava em seu abacateiro e conversava com seus amigos insetos. Ela era feliz e animada, mas um dia viu no calendário que estava perto da data de transformação e que iria virar borboleta. Ela ficou apavorada, com medo de voar porque nunca tinha saído do seu abacateiro”, contou parte da história.

 

A mãe de Letícia, Teice Siqueira, disse que é emocionante ver a filha apresentando um trabalho com tanta firmeza. Ela contou que quando pequena não foi estimulada a ler livros, mas fica feliz em saber que com a menina está sendo diferente.

 

“A Leticia é muito ativa e é uma iniciativa muito importante da escola de mexer com esse lado deles de querer a ler, conhecer coisas novas. Eu acho muito importante isso na parte da escola”, disse.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Cleomir Santos / Semed

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054