Equipes de vacinação antirrábica estão esta semana em seis bairros de Manaus
13/09/2016 16h34

Os bairros Braga Mendes, na zona Norte, Coroado, Ouro Verde e Mauazinho, na zona Leste, e Parque São Pedro e Parque Riachuelo, na zona Oeste, são os primeiros a receber os 220 vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que farão visitas casa a casa para vacinar cães e gatos contra a raiva. As equipes ficarão três dias nestes locais e seguem para outros bairros, até concluir a cobertura de todas as zonas geográficas da cidade, durante os 45 dias de campanha antirrábica.
A meta é imunizar 218.693 animais, sendo 164.617 cães (80% da população canina estimada) e 54.076 gatos (100% da felina) e a vacinação encerra no dia 27 de outubro. A Campanha Antirrábica foi aberta no último dia 12, no Instituto Federal do Amazonas (antiga Escola Agrotécnica do Amazonas), na Alameda Cosme Ferreira, s/nº, bairro Zumbi dos Palmares, e os vacinadores iniciaram nesta terça-feira, 13, a vacinação domiciliar.
“Manaus tem um combate eficaz da raiva animal devido a vacinação em massa dos animais. Somos a única cidade do País que vacina de casa em casa, porque consideramos essa estratégia mais segura para atingir o maior número possível de cães e gatos. Essa é a única forma comprovadamente eficaz de erradicar essa doença. Com 80% da vacinação das populações de cães, consegue-se criar uma barreira sanitária de imunização. E protegemos tanto os animais, como os seres humanos”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.
Homero ressaltou que a vacinação não é uma ação isolada. Ela deve ser acompanhada de iniciativas de educação em saúde, educação em guarda responsável, vigilância, entre outras. “O dono do animal precisa também ter a guarda responsável, não deixando o cão ou gato solto nas ruas. Temos duas unidades móveis do Centro de Zoonoses que, além de vacinar os animais, também realiza a castração e insere o microchip no animal, para fácil localização do dono e recolhimento do animal, caso este esteja na rua, uma ação fundamental também para evitar doenças”, disse o secretário.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, enquanto em 1990 foram registrados 73 casos de raiva humana no país, no ano passado esse número caiu para apenas dois oficialmente notificados. Segundo a Organização Mundial de Proteção Animal (WSPA, na sigla em inglês), outros países da América Latina, entre os quais o México, o Peru e o Chile, também conseguiram obter esse resultado por meio da vacinação em massa gratuita. Em toda a região, os casos de raiva canina caíram de 25 mil, em 1977, para 196, em 2011.
O secretário lembrou que em Manaus houve uma epidemia de raiva humana na cidade no final dos anos 1970, início dos anos 80. “As raivas humana e animal foram erradicadas na capital em 1985 e 1986, respectivamente. A estratégia de vacinação domiciliar tem garantido uma campanha de sucesso e mantido a população longe dessas doenças”, ressaltou.
Vacinadores uniformizados irão percorrer, simultaneamente, todas as zonas geográficas da cidade. Se o animal não puder ser vacinado porque o domicílio estava fechado ou porque o dono estava ausente, Homero orienta a ida aos postos fixos, que irão funcionar aos sábados, de 8h às 12h. O CCZ, localizado perto da feira do bairro Compensa II, irá atender os moradores das zonas Sul e Oeste. Uma Unidade Móvel de Castração (UMC) permanece funcionando no conjunto Viver Melhor II, zona Norte. Outra UMC, no campus da zona Leste do Ifam, fará a vacinação dos animais daquela região.
A vacina é gratuita. Para recebê-la o animal deve ter mais de três meses de vida, estar em boas condições de saúde. Não precisa ter cartão de vacinação, pois será emitido um certificado no momento da aplicação da dose. Na zona rural, a vacinação já foi concluída. Foram vacinados 13.069 animais, sendo 9.868 cães e 2.841 gatos.
Fotos: Divulgação / Semsa
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315


