Semana do Turismo 2016 promove palestras, oficinas e City tour pela cidade de Manaus
09/09/2016 15h49

No período de 26 a 30 de setembro será realizada a Semana do Turismo 2016 em comemoração ao “Dia Mundial do Turismo” e o “Dia Nacional do Turismólogo”, ambos celebrados no dia 27 de setembro. Na programação, estão ações turísticas e culturais diversificadas, incluindo seminários, palestras, oficinas e “Turismo Pedagógico”.
As atividades são direcionadas aos principais atores do segmento: profissionais do trade e suas ramificações, acadêmicos do curso de Turismo, formadores de opinião e a própria população amazonense.
Iniciando a programação da Semana do Turismo 2016, na segunda-feira, 26, serão ministrados minicursos e oficinas, a partir das 14h, na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA).
Dentre os cursos e oficinas, serão trabalhados a “Formatação de Novos Roteiros em Manaus”, com o professor Hamilton Muratore (UniNilton Lins), a “Elaboração de Projetos para a Captação de Recursos”, com Márcio Braz e Jaqueline Figueiredo (Manauscult), e a “Formatação de Trilhas Interpretativas”, com o Professor Ronisley Martins, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
A programação inclui ainda visitações gratuitas em espaços turísticos da cidade, como o Teatro Amazonas, Zoológico do CIGS, Museu do Índio e Bosque da Ciência, das 9h às 17h.
Já na terça-feira, 27, acontece a I Convenção Amazonense dos Turismólogos, das 8h às 14h, no Auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A convenção é coordenada pelo turismólogo Itamar Souto, Presidente da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTUR/AM), e o tema será “Turismólogo Profissional de Interesse Público”.
Na quarta-feira, 28, ocorre o 5º Workshop de Turismo, no Les Artistes Café Teatro, das 13h às 18h. A primeira palestra será “A Profissão de Guia de Turismo”, ministrada por Rocilda Lins, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Amazonas (Sindegtur) e mais um profissional convidado.
Às 14h30, começa uma mesa-redonda com os temas “Turismo em Terras Indígenas e Turismo em Comunidades Tradicionais, Etnografia Sateré-Mawé, Sahu-Apé, Turismo e Cultura”, com o convidado nacional Luciano Cadenes Santos, mestre em Antropologia e escritor; e o tema “Políticas de Turismo em Unidades de Conservação do Baixo Rio Negro”, com a professora doutora Glaubécia Teixeira da Silva.
Às 16h, inicia-se a segunda palestra, “As Agências de Viagens na Atualidade”, ministrada pelo representante da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav/AM), com encerramento às 17h.
Encerrando a Semana do Turismo 2016, na sexta-feira, 30, será realizado a ação de Turismo Pedagógico, que consiste em um City Tour com 100 alunos do Ensino Fundamental da rede municipal, 50 deles no turno matutino e outros 50 no turno vespertino.
Programação
26/09/2016 – “Formatação de Novos Roteiros em Manaus” com o Professor Hamilton Muratore (UniNilton Lins) 14h, na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), “Elaboração de Projetos para a Captação de Recursos” com Márcio Braz e Jaqueline Figueiredo (Manauscult) e, “Formatação de Trilhas Interpretativas” com o Professor Ronisley Martins da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Visitações gratuitas nos Espaços Turísticos como o Teatro Amazonas, Zoológico CIGS, Museu do Índio e Bosque da Ciência, das 9h às 17h.
27/09/2016 – “I Convenção Amazonense dos Turismólogos”, das 8h às 14h no Auditório “Belarmino Lins” da Assembleia Legislativa do Amazonas
28/09/2016 – 5º Workshop de Turismo, no Café Teatro, das 13h às 18h. 14h30 – Debate Mesa Redonda com os temas: “Turismo em Terras Indígenas e Turismo em Comunidades Tradicionais, Etnografia Sateré-Mawé, Sahu-Apé, Turismo e Cultura” com o convidado nacional Luciano Cadenes Santos, Mestre em Antropologia e escritor e, o tema “Políticas de Turismo em Unidades de Conservação do Baixo Rio Negro” com a Professora, Doutora Glaubécia Teixeira da Silva. 16h – segunda palestra: “As Agências de Viagens na Atualidade”, ministrada pelo Representante da Associação Brasileira de Agências de Viagens/ Abav/AM, com encerramento às 17h.
30/09/2016 – City Tour com 100 alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal, 50 alunos no turno matutino e 50 no turno vespertino.
Obs.: A programação está sujeita a alterações.
Texto: Karyme Dibo
Fotos: Ingrid Anne / Manauscult e Karla Oliveira / Semcom
Assessoria de Comunicação da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult): 92 3215-4613


