Coleta seletiva recolhe 730 kg de materiais em quatro dias de trabalho no Live Site

Por Prefeitura de Manaus

10/08/2016 16h28

Icone audio

Atuando em outra frente de limpeza, paralelamente ao trabalho da Prefeitura de Manaus, os catadores de recicláveis participaram dos dias de jogos de Futebol das Olimpíadas em Manaus, e recolheram 730 kg de materiais durante 4 dias de atuação no Live Site, espaço de festas oficial do município, no Complexo Turístico Ponta Negra.

 

Aproximadamente 30 catadores trabalharam durante os dias 3, 4, 7 e 9 na segregação de produtos descartados pela população na Ponta Negra, realizando a triagem e separação dos materiais que podem ser reaproveitados. Para realizar este trabalho, os grupos contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

 

Segundo o subsecretario de Gestão da Semulsp, Eisenhower Campos, o trabalho dos catadores é importante, tanto para a Prefeitura, quanto para o meio ambiente. “Eles evitam que resíduos como garrafas PET, plásticos, papel, latinhas de alumínio e papelão, sejam desperdiçados como lixo comum”, reforçou.

 

Os materiais recolhidos serão divididos entre as cooperadoras que participaram do evento. “Esses materiais deixam de ir para o Aterro Sanitário e se transformam em lucro para centenas de catadores”, ressaltou a presidente da Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), órgão vinculado à Semulsp, Laurimar Costa.

 

O trabalho dos catadores deve continuar em todos os eventos oficiais da Prefeitura, como já vem acontecendo desde 2014. “A população de Manaus já conta com a presença frequente dos catadores nos eventos da Prefeitura. O trabalho deles é primordial para a limpeza da cidade”, comentou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.

 

Durante os quatro dias de atuação no Live Site, as garrafas PET foram os produtos mais coletados, rendendo 340 kg; seguido pelo papelão, que gerou 88 kg. Os catadores destacados para esta atividade são ligados ao Comitê Regional do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e grupos independentes, como a Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa).

 

Texto: Lilian D’Araujo

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp): 92 3216-8014