‘Transporta’ garante a acessibilidade de 1,3 mil torcedores com mobilidade reduzida

Por Prefeitura de Manaus

09/08/2016 21h42

Icone audio

O serviço disponibilizado pela Prefeitura de Manaus para transportar torcedores com mobilidade reduzida durante os seis jogos olímpicos de futebol na capital facilitou o deslocamento de mais de 1,3 mil pessoas, entre idosos, obesos e pessoas com deficiência física até a Arena da Amazônia.

 

Somente nesta terça-feira, 9, dia das disputas entre as seleções femininas de futebol dos Estados Unidos x Colômbia e Brasil x África do Sul – encerrando a participação da cidade nas Olimpíadas, os dez micro-ônibus disponibilizados para o serviço transportaram 674 pessoas, 100% a mais do que foi registrado no último dia 7 de agosto.

 

Os veículos fazem parte da frota, de 30 ônibus, do programa ‘Transporta’, gerenciado pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). O programa consiste no transporte gratuito, executado por veículos adaptados, que leva diariamente pessoas de baixa renda e com deficiência severa, impossibilitadas de utilizar os meios convencionais de transporte coletivo, para clínicas de tratamentos médicos. Em média, 600 pessoas utilizam o serviço em Manaus.

 

“É importante dar essa opção a quem tem mobilidade reduzida. Tudo aconteceu dentro do planejado. Houve a preocupação com o operacional e, principalmente, com o atendimento dado aos torcedores que buscaram o serviço”, destacou o diretor de Transportes Urbanos da SMTU, Thiago Balbi.

 

Os micro-ônibus são refrigerados, possuem elevadores e espaços em seu interior que são próprios para cadeirantes. Os torcedores especiais embarcaram no estacionamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na avenida Mário Ypiranga, zona Centro-Sul, onde puderam estacionar seus veículos particulares e foram levados direto para o portão D do estádio.

 

Na Aleam, profissionais da Divisão de Atendimento Social (DVAS) realizaram os protocolos de segurança nos veículos, no momento do embarque e durante o trajeto até a Arena.

 

O cadeirante Jackson Garcia, 46, que utiliza o ‘Transporta’ há seis meses para fazer tratamento de reabilitação por conta de um acidente de trânsito, foi um dos torcedores que utilizou o serviço para chegar com mais comodidade na Arena. “Quando fiquei sabendo que o Transporta estariam fazendo esse serviço, decidi vir. É muito eficiente e seguro”, afirmou.

 

A administradora Odejânia Santiago, 39, que veio acompanhar o pai, que atualmente anda com a ajuda de muletas, também aprovou o serviço. “Ouvi na rádio sobre esse serviço e vim conferir no primeiro dia de jogo. Hoje é a terceira vez que utilizamos e gostamos muito não apenas da facilidade de chegar ao estádio, mas também da atenção dispensada pelos operadores”, disse.

 

Assessoria de Comunicação da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos – SMTU: 92 3236-4840