Agosto Dourado terá incentivo ao aleitamento materno e atividades para a saúde infantil

Por Prefeitura de Manaus

26/07/2016 16h36

Icone audio

agodour

 

Com o tema “Aleitamento Materno: presente saudável, futuro sustentável”, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promove, entre os dias 1º e 7 de agosto, as atividades locais da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016, que busca incentivar a amamentação exclusiva até os seis meses de vida e, com complementos, até os dois anos de idade.

 

A Semana está inserida nas atividades do Agosto Dourado, instituído pela lei Nº 1.925/2014 e comemorado na capital amazonense desde aquele ano. A abertura do evento, este ano, ocorre no dia 1º de agosto, na Maternidade Moura Tapajóz, no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.

 

As ações de promoção ao aleitamento se estendem durante o mês com a proposta de mobilizar os estabelecimentos como maternidades, unidades básicas de saúde, Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), universidades públicas e privadas, secretarias municipal e estadual de Educação (Semed e Seduc), assistência social e direitos humanos (Semmasdh e Sejusc), e sociedade civil organizada – por meio de Grupos de Mães e Mulheres ativistas –, bem como, a comunidade em geral.

 

“O Agosto Dourado faz parte da política pública de incentivo à alimentação saudável de nossas crianças e é um sucesso todos os anos”, pontuou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, ressaltando a importância da amamentação para o desenvolvimento dos futuros cidadãos.

 

A Semana Mundial de Aleitamento Materno em Manaus visa implantar os 18 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) – rede mundial de organizações e indivíduos que acreditam que a amamentação é um direito de todas as mulheres e crianças.

 

As ações da semana estimulam proteger, promover e apoiar esses objetivos e como se eles se relacionam com a amamentação; mostrar o aleitamento materno como a chave para a sustentabilidade; desenvolver ações de promoção do aleitamento materno que colaborem com a sustentabilidade; e estreitar parcerias para a proteção, promoção e apoio da amamentação.

 

No dia 6 de agosto, no Largo São Sebastião, às 16h, a Semsa promove uma reunião de mães e bebês para a já tradicional ‘Hora do Mamaço’. “Durante o mês, os profissionais em nossas unidades de saúde também estarão informando a população sobre os benefícios da amamentação e os riscos do uso de chupetas, mamadeiras e fórmulas infantis impróprias às crianças amamentadas exclusivamente ao peito”, disse a chefe Núcleo da Saúde da Criança e Adolescente, Ivone Amazonas Marques Abolnik.

 

Agosto Dourado

Além do envolvimento de todas as estruturas da atenção básica de Saúde do município com atividades durante todo o mês e com a marca do laço dourado, o símbolo da amamentação padrão ouro para a alimentação infantil, o Agosto Dourado também contará com programação extra: o “Festival da Semana do Bebê”, uma ação conjunta entre Semsa, Semed, Semmasdh, Manauscult, Sejusc, Unicef, UWB e MS.

 

A cada semana uma instituição da rede pública de ensino receberá atividades educativas, didáticas e culturais sobre os temas da campanha.  No dia 3 de agosto será no CMEI Pe. Luís Ruas, no bairro Mauazinho (zona Leste); no dia 12 agosto, na Creche Tomaz Avelino, bairro Jorge Teixeira (zona Leste); dia 19 de agosto, no CMEI Heliodoro Balbi, bairro Santa Etelvina (zona Norte); e dia 31 de agosto na Comunidade Nossa Senhora de Fátima.

 

Texto: Lívia Nadjanara

Fotos: José Nildo / Semsa

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315