Obras devolvem qualidade de vida a moradores da zona Norte
14/06/2016 14h01

Francisco Marques Gomes reside há 25 anos na rua Monte Tabu, no bairro nossa senhora de Fátima, zona Norte da cidade e grande parte desse tempo conviveu com um drama: a cada vez que chovia, a tubulação da drenagem não suportava o volume de água e os quintais eram invadidos pela enxurrada e, numa dessas, até o seu muro desabou. “Aqui era um negócio mais feio do mundo. Para piorar, com as caixas de passem sempre entupidas, a enxurrada sempre invadia nossas casas”, lamenta.
Para atender a necessidade de Francisco e dos outros moradores da área, a Prefeitura de Manaus está iniciando o serviço de drenagem profunda no local e vai substituir 110 metros da tubulação antiga por novas tubulações de 0.60 de diâmetro para facilitar a vazão da água, além de construir quatro novas caixas coletoras para receber, de forma correta, o escoamento do fluxo das águas.
“Estou vendo que a prefeitura está fazendo o certo, e não está vindo só desentupir os tubos, como em outras gestões. Estão colocando uma tubulação que realmente vai suportar a vazão da agua, pois a antiga além de ser muito fina já estava muito velha”, comemora Francisco.
Os moradores observam a movimentação da equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) no local e não escondem a expectativa.
Gamalieu Neves do Nascimento, vizinho de Francisco, é morador do local há 14 anos e passava por situação idêntica, senão pior, uma vez que mora um nível mais abaixo. Ele ajudou, inclusive, a construir uma contenção para evitar que a água chegasse a sua casa, mas não deu muito certo e a falta de qualidade de vida levou Gamaliel e a família a desistirem da casa, que foi colocada a venda.
“Olhando como este trabalho está sendo executado aqui, decidimos que não vamos mais vender a nossa casa que agora podemos chamar de lar. Antes eu não sentia mais nem vontade de voltar pra cá. Sabia que eu e a minha família corríamos riscos de pegar uma doença aqui, já havíamos desistido. Agora não vejo mais motivos para vender”, vibra.
Após os trabalhos de drenagem profunda, as equipes seguem fazendo a drenagem superficial com asfaltamento, meio-fio, sarjeta e calçada. A previsão é de um mês para a finalização das obras.
Texto: Asscom Seminf
Fotos: Arlesson Sicsú
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf): 923642-3064


