Acompanhamento de beneficiários do Bolsa Família ganha reforço de equipamentos de informática

Por Prefeitura de Manaus

08/06/2016 12h54

Icone audio

contbolsafam (2)

 

A partir desta quarta-feira, 8, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já conta com 20 computadores e no breaks para agilizar o atendimento dos beneficiários do programa Bolsa Família e dar cumprimento ao Plano Municipal do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família. Os equipamentos foram entregues pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência, Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

 

“Estamos seguindo a receita do prefeito Arthur Neto, ou seja, somando o menos para termos o mais. Esses equipamentos vão contribuir para o trabalho que fazemos em conjunto com a Semmasdh e resultar em um melhor serviço prestado à população”, avalia o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

 

A subsecretária da Semmasdh, Mônica Santaella, explica que os equipamentos são oriundos do Índice de Gestão Descentralizada Municipal, calculado com base nos resultados dos acompanhamentos nas áreas da saúde, educação e assistência social. “Esses computadores são do IGDM, assim como as vans. Vão auxiliar no atendimento aos cadastrados no Bolsa Família, que precisam manter as condicionalidades do Programa”, disse Santaella.

 

Acompanhamento de Saúde    

Uma dessas condições para se manter ativo no  Programa Bolsa Família (PBF) é o acompanhamento obrigatório em saúde. Até 30 de junho, crianças de até sete anos, gestantes e mulheres em idade fértil (entre 14 e 44 anos), inscritas no Programa, devem comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para a avaliação referente ao primeiro semestre de 2016.

 

Para o atendimento na UBS é necessário levar o cartão do PBF, cadernetas de vacina e da gestante, se for o caso. No local será o monitorado o desenvolvimento da criança, com atualização de vacinas se necessário, e repassadas orientações sobre planejamento reprodutivo e inserção em programas de promoção à saúde.

 

O não comparecimento pode gerar o cancelamento do benefício. Até o momento apenas 36% das famílias assistidas já compareceram.

 

Fotos: José Nildo

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal Saúde (Semsa) 92 3236-8315