Censo Previdenciário abre Polo Samu e encerra primeira etapa de visita domiciliar

Por Prefeitura de Manaus

20/05/2016 18h09

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Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que optaram em participar do Censo Previdenciário no Polo Samu-Bola da Suframa iniciaram nesta sexta-feira, 20, a participação no processo de atualização cadastral da Prefeitura de Manaus. Ao todo, 79 servidores atualizaram seus dados junto à previdência municipal, responsável pela realização do censo.

 

O polo fica em funcionamento até o próximo dia 9 e já registra 371 agendamentos para o período, número que pode aumentar se mais servidores agendarem seus atendimentos para o local. “A Semsa tem um número grande de servidores e acreditamos que a abertura deste polo vai nos auxiliar a bater a nossa meta que é de recensear, pelo menos, 90% do universo que deve participar do processo”, destacou o diretor-presidente da Manaus Previdência, Marcelo Magaldi.

 

O Censo Previdenciário está previsto no Decreto nº 3.271/2016 e determina que os servidores públicos efetivos ativos, aposentados, pensionistas e seus respectivos dependentes devem atualizar seus dados cadastrais. O período da atividade vai até 17 de junho. O atendimento só acontece após o agendamento on-line, onde o recenseado escolhe o polo onde quer ser atendido, a data e horário. O agendamento e o acesso a informações podem ser feitas por meio dos sites da Prefeitura de Manaus (https://www.manaus.am.gov.br/) e da Manaus Previdência (manausprevidencia.manaus.am.gov.br). Dúvidas sobre o procedimento poderão ser elucidadas pelo call center da previdência municipal – (92) 3186-8000 –, de segunda a sexta, de 8h às 17h.

 

Visita domiciliar

Também nesta sexta-feira terminou a primeira etapa do censo domiciliar a aposentados e pensionistas com dificuldade de locomoção. Ao todo, foram visitados 130 domicílios. Composta por uma recenseadora e dois coordenadores (um da da empresa contratada e outro da Manaus Previdência), a equipe realiza na própria residência do segurado a identificação biométrica (impressão digital), assim como digitaliza os documentos e imprime o protocolo de realização do processo. A segunda etapa das visitas inicia na primeira semana de junho.

 

Locais de difícil acesso, endereços incompletos e o risco de mordidas de cães, entre outras dificuldades, não tiraram o ânimo da equipe para realizar a tarefa.  A recenseadora dessa primeira etapa de visita domiciliar, Suelen Cena, 25, lembra que quando recebeu o convite para participar dessa etapa, aceitou de braços abertos a missão. “Desde o início do censo eu tinha vontade em fazer parte das visitas domiciliares e não me arrependi”, diz.  “As visitas nos comoveram muito, pois vimos muitos casos diferente da nossa realidade. Cada visita é uma experiência que irei carregar para vida toda. Conheci um pouquinho da historia de cada segurado”.

 

A mesma impressão teve Josué Loureiro Júnior, 38, um dos coordenadores. Segundo ele, a experiência o enriqueceu como pessoa, pois constatou que há pessoas com problemas mais sérios em relação ao que muitos acham que possuem. “Muitas pessoas precisam de auxílio e podemos doar um pouco de nós para minimizar o sofrimento do outro”, relata.

 

A visita nos hospitais também teve um grande impacto na coordenadora Daianny Diniz, 21, dos quadros da Manaus Previdência. Segundo ela, foi a primeira vez que realizou um trabalho de campo e a realidade a permitiu refletir muito. “Encontramos algumas com problema de depressão, principalmente entre pensionistas, o que significa que estavam lidando com a perda de alguém. Nesses casos, divulgávamos as atividades que oferecemos dentro do programa Vitalidade, incentivando-as a se integrar ao grupo e, assim, trabalhar essa dor que persiste no seio familiar”.

 

Entre as histórias que a equipe vivenciou e de onde afirmam ter retirado lições está a do casal Manoel Martins Ferreira e Sebastiana Lopes Ferreira, moradores do bairro Santa Etelvina. Casados há 67 anos, a dedicação um pelo outro comoveu a equipe de recenseadores. “Fiquei sem palavras com quanta dedicação. Consolidou-se em mim a percepção de que o amor é um sentimento belo e importante e que sua demonstração acontece nos mais simples gestos”, diz Suelen.

 

A disposição da segurada Raimunda Freire, 99, moradora do bairro São Raimundo, também impressionou. No pouco de sua história que relatou à equipe, d. Raimunda disse que apesar da idade avançada, encontra-se muito bem de saúde e que até ano passado saía sozinha para fazer suas compras no mercado Adolpho Lisboa, no Centro. Também agradece por não sofrer nenhum tipo de doença, sequer uma dor de cabeça.

 

Texto: Marcia Claudia Senna/Manaus Previdência

Fotos: Divulgação/Manaus Previdência

Assessoria de Imprensa da Manaus Previdência: 92 3186-8030