Rede municipal de ensino usará fantoches para qualificar processo de ensino e aprendizagem
19/05/2016 14h06

Qualificar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Esse é o intuito da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o Grupo Primavera, financiada pela Honda, que vai implementar em 60 escolas da rede municipal de ensino de Manaus o ‘Projeto Teatro de Fantoches’. A capacitação para que os professores usem a ferramenta como auxílio dos conteúdos ministrados em sala de aula, teve início nesta quinta-feira, 19, na sede da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na zona Centro-Sul, e se encerra nesta sexta-feira, 20.
O projeto vai alcançar mais de 10 mil crianças de 4 a 6 anos e utilizará o lúdico como forma de ensinar conteúdos diversos entre eles: preservação do meio ambiente; alimentação saudável; bullying; respeito, além das disciplinas de língua portuguesa e matemática.
A formação está a cargo da educadora e artista Fabiana Simioni, que ensina os professores a usaram os 16 personagens contido nos kits recebidos pelo projeto. Tem garoto, garota, avô, cachorro, frutas, sinais de trânsito, tudo para que as atividades possam ser dos mais variados temas.
A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, afirma que a parceria vai fortalecer os processos de alfabetização e letramento, que tem sido foco maior da secretaria em 2016. “Esse trabalho também está voltado para fortalecer a aprendizagem da leitura e da escrita. O fantoche atua de forma lúdica, por meio da contação de histórias, podendo trabalhar a oralidade dos alunos”
Professora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Balbina Mestrinho, na zona Leste, Shirlea de Carvalho, ficou empolgada com a possibilidade de trabalhar de forma lúdica um universo de temas em sala de aula. Para ela, o projeto, mesmo antes de ser implementado, já pode ser considerado um sucesso.
“É fundamental esse tipo de trabalho porque no processo da aprendizagem das crianças é preciso sempre inovar. O projeto vai ajudar como suporte do professor. O universo que podemos fazer dentro de sala de aula é grandioso. Vai ser muito bom trabalhar com isso”, disse vislumbrando atividades que pretende realizar.
Compartilhando o conhecimento
De acordo com a gestora executiva do Grupo Primavera, Ruth Oliveira, a capacitação será para 60 professores, mas a finalidade é que eles possam repassar os ensinamentos a outros educadores, a fim de que o projeto seja expandido na rede municipal de Manaus.
“A ideia é que eles compartilhem o aprendizado com os outros professores. Os kits não são do professor, mas da escola. Além disso, também vamos deixar alguns kits de posse da secretaria. Queremos que o teatro de fantoche chegue ao maior número possível de alunos. Mas, esses 11 mil que iremos atender já trará uma riqueza de aprendizado nas escolas”, afirmou.
Parceira do projeto, a Hondase preocupa com o desenvolvimento do Brasil, por isso tem investido em ações educacionais. “Nós acreditamos que a educação é o caminho. A ideia é ajudar o desenvolvimento do Brasil começando com as crianças. Sempre estamos presentes em projetos de cunho social”, falou o gerente de Recursos Humanos da empresa, Eduardo Assis
Ação exitosa
O Projeto teatro de Fantoches foi idealizado pelo Grupo Primavera e implantado pela primeira vez em 2006, em 75 escolas municipais e estaduais em Campinas (SP). Entre as ações, uma das que mais chamou a atenção foi a transformação de uma criança de Recife.
“Em Recife nós tivemos um relato emocionante. Uma professora nos contou que uma criança de 8 anos não conseguia se relacionar com ninguém. Ele começou ignorando a brincadeira, mas depois foi se aproximando do fantoche. Em seguida, quis pegar no personagem e, de repente, ele estava falando com o boneco e com as outras crianças. Como educadora é emocionante ouvir isso”, afirmou Ruth Oliveira.
Texto: Thiago Botelho
Fotos: Rodemarques Abreu e Karla Vieira
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054