Projeto “Somos Todos Educadores” começa na Escola Divino Pimenta
03/05/2016 11h29

O 1º dia de execução do Projeto “Somos Todos Educadores”, realizado esta segunda-feira, 2, na Escola Municipal Divino Pimenta, no Bairro Jorge Teixeira, zona Leste, foi marcado com palestras, atividades recreativas, além de serviços de capinação e poda de árvores. A ação é pioneira no Amazonas e faz parte do Projeto de Expansão Educacional da Rede Municipal de Manaus (Proemem), ligado a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O projeto está em sua primeira fase e busca desenvolver ações planejadas entre as Secretarias Municipais, em busca do aperfeiçoamento da qualidade do ensino, preservação do ambiente da escola e sensibilização da comunidade por meio de palestras, seminários e eventos.
As atividades desta segunda-feira, 2, envolveu as secretarias municipais de Saúde (Semsa), em conjunto com seu Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); Limpeza Urbana (Semusp), da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), além de 500 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da unidade escolar.
De acordo com a presidente do grupo de trabalho do Proemem, Vilma Pessoa, a ação realizada na escola deu início ao ciclo de atividades, que neste primeiro momento, contemplará 20 unidades educacionais da zona Leste. Ela destacou ainda que a escola Divino Pimenta é a escola polo do bairro Jorge Teixeira.
“Na escola polo acontece mais atividades. Nela, informamos todo cronograma de execução e que tipo de atividades e serviços serão disponibilizados nas escolas que serão executados o projeto”, salientou.
O trabalho integrado permitiu a realização de diversas frentes de atuação das secretarias envolvidas na ação. A Semsa realizou a longo do dia as palestras, destacando temas voltados à promoção a saúde e o combate ao mosquito Aedes aegypti.
A Semulsp levou o grupo Garis da Alegria, promovendo momentos de brincadeiras e lúdicos com as crianças. A Semmas desenvolveu debates e discussões sobre educação ambiental, por meio de palestras e também ofereceu o serviço de poda. Além dos órgãos municipais participou, também, a empresa privada Costa Rica com o serviço de capinação na área de recreação da escola.
Para gestora da unidade, Francisca Trindade, o projeto veio em momento propício e ajudou a escola resolver alguns problemas. “Eu acho que este projeto é um meio de trazer a prefeitura para escola, de resolver situações simples e ao mesmo tempo extremamente importantes para bom andamento de nossas atividades”, disse.
A Semmasdh, outra secretaria envolvida na ação, levou os alunos a refletirem sobre a erradicação de trabalho infantil, abuso causado em crianças, entre outros temas. Uma das representantes da secretaria, a gerente do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Iracilda Nascimento, afirmou que o projeto é uma iniciativa positiva, porque ajuda as secretarias a intensificar suas frentes de trabalho.
“O projeto ajuda a transmitir o recado sobre o trabalho infantil. Entendemos que a ideia além de beneficiar as escolas envolvidas poderá fortalecer e intensificar as diversas ações realizadas pelas secretarias da prefeitura de Manaus”, destacou.
Fotos: Cleomir Santos e Rodemarques Abreu
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054