Semsa encerra curso de cuidador de idosos na zona Sul e inicia inscrições para zona Oeste

Por Prefeitura de Manaus

17/04/2016 16h10

Icone audio

encuidaidoso (2)

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) encerrou nesta sexta-feira, 15, o primeiro dos dez cursos de Cuidador Informal de Idosos que serão oferecidos à população de Manaus no ano 2016. Iniciado na última segunda-feira, 11, no Centro de Convivência da Família 31 de Março, bairro Japiim I, zona Sul, o curso foi organizado pelo Distrito de Saúde Sul (Disa Sul) e reuniu 50 participantes.

 

De acordo com a técnica responsável pelo Programa Saúde do Idoso do Disa Sul, assistente social Maria das Dores Castilho dos Santos, cada Distrito de Saúde (Sul, Norte, Leste, Oeste e Rural) vai realizar dois cursos de Cuidador Informal de Idosos durante este ano, com um conteúdo programático de 20 horas de aulas e abordando temas como: Violência e maus-tratos; Saúde bucal na terceira idade; Cuidando do idoso em casa; Depressão e demência; Prevenção de quedas e fraturas do fêmur; Primeiros socorros; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Prevenção e cuidados com Alzheimer; Importância da atividade física; Envelhecimento e memória; Prevenção ao câncer e climatério; Incontinência urinária; Benefícios sociais; Riscos da automedicação; Nutrição; Hipertensão e Diabetes.

 

Os temas são abordados por profissionais capacitados de cada Distrito de Saúde, oferecendo informações práticas para qualificar e humanizar o cuidado prestado às pessoas idosas.

 

Uma das palestrantes do último dia do curso do Disa Sul foi a médica Rose Mari Wachter, que abordou o tema “Incontinência Urinária”. Há 16 anos atuando na Estratégia Saúde da Família (ESF), a médica destaca a importância da qualificação de cuidadores e familiares dos idosos na busca de soluções e para a prevenção dos problemas de saúde nessa faixa etária. “A incontinência urinária, uma situação clínica patológica que atinge muito mais a população idosa, pode causar depressão, afastando o idoso do convívio social e, consequentemente, impactando de forma negativa na qualidade de vida. Por isso, é fundamental que o cuidador e o familiar tenham mais informações sobre como prevenir o problema e sobre possíveis tratamentos”, ressaltou a médica.

 

A cuidadora de idosos Vandete Leitão de Andrade, moradora do bairro Aleixo, decidiu participar do curso para renovar os conhecimentos sobre os cuidados com idosos. “Trabalho como cuidadora desde 2006. O curso veio contribuir para uma atualização sobre a prática profissional. Ele é fundamental para que a gente possa sair daqui como pessoa e profissional melhor”, afirmou.

 

Vagas

Os cursos são organizados anualmente pelos Distritos de Saúde Sul, Oeste, Norte, Leste e Rural, facilitando o acesso aos moradores de cada zona geográfica da cidade. Ao todo, a Semsa irá oferecer 510 vagas durante o ano.

 

Como explicou a chefe do Núcleo de Saúde do Idoso da Semsa, Maria Eliny Ribeiro da Rocha, eles não têm caráter profissionalizante e são voltados para comunitários e familiares que já cuidam de idosos. “É uma estratégia da Semsa para ajudar o familiar a entender o processo de envelhecimento, a ter informações sobre as doenças que podem surgir nessa fase da vida e o que pode ser feito para estimular o idoso a ter autonomia e independência”, explicou.

 

O próximo curso programado vai acontecer no período de 02 a 06 de maio, das 8h às 12h, no auditório do Disa Oeste, localizado na rua Comandante Paulo Lasmar, s/n, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz (prédio do antigo Impas). As inscrições estão abertas e são gratuitas. Os interessados devem se informar pelos telefones 3216-7754/3654-5475.

 

Serão oferecidas 60 vagas, também com 20 horas de aula, abordando assuntos na área de Enfermagem (Alterações fisiológico-patológicas; Atividades de Vida Diária; Atividade Instrumental de Vida Diária; Cuidados em Primeiros Socorros); Fisioterapia (Prevenção de quedas; Atividade física e movimentação passiva; Autonomia e Independência); Medicina (Síndrome metabólica – HAS, Diabete Mellitus, Dislipidemia, Obesidade; Cuidados com medicamentos; Quadros demências); Nutrição (Alimentação Saudável); Odontologia (Saúde Bucal da pessoa idosa); Assistência Social (Proteção social e promoção da cidadania; Política Nacional da Pessoa idosa; Prevenção de violência contra a pessoa idosa); Psicologia (Cuidando do cuidador; Transtornos de humor e ansiedade).

 

Fotos: Assessoria

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa):92 3236-8315 / 98842-8370/ 98842-6135