2ª Feira do Livro conta com programação cultural e distribuição gratuita de mais de 3,8 mil títulos

Por Prefeitura de Manaus

13/04/2016 15h27

Icone audio

feiradolivro (2)

 

A segunda edição da Feira do Livro levará ao Parque Municipal Ponte dos Bilhares, neste sábado, 16, a partir das 17h, uma programação cultural que contará com música, teatro, dança e muita leitura garantida, com a distribuição gratuita de mais de 3,8 mil livros de diversas áreas do conhecimento.

 

As obras foram arrecadadas durante campanha, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), ao longo de um mês. A população colaborou levando livros usados e em bom estado de conservação aos pontos de coleta montados na sede do órgão e nos parques Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim, e Ponte dos Bilhares, no São Geraldo.

 

A feira faz parte do Projeto Cultura no Parque e tem como objetivo estimular a leitura e a prática do reaproveitamento, além de homenagear o Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril. O projeto visa levar atividades socioculturais e ambientais alusivas a datas comemorativas ao Parque dos Bilhares, como forma de intensificar a interação entre os frequentadores do logradouro e do parque.

 

De acordo com o secretário da Semmas, Itamar de Oliveira Mar, a feira é também uma oportunidade de dar visibilidade à pauta ambiental, com a realização de atividades como jogos ambientais, distribuição de mudas, exposição de produtos feitos a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos, serviços de saúde oferecidos por instituições parceiras, além de ser um estímulo à solidariedade.

 

“É gratificante ver que a população atendeu ao nosso chamado e contribuiu fazendo a doação expressiva de livros para distribuição e o interesse dos parceiros que se juntaram a nós para garantir a realização de um bonito evento no próximo sábado, que tem como principal mote a prática sustentável do reaproveitamento”, afirmou.

 

Entre os títulos que estarão disponíveis para doação, estão livros nas áreas de Direito, Filosofia, Biologia, Ciências, Literatura Brasileira, Sociologia, Psicologia, Contabilidade, Economia, Saúde, enciclopédias, coleções, autoajuda, biografias, dicionários de português, inglês, francês e japonês, além de livros infantis e apostilas para concursos. Cada pessoa poderá levar até cinco livros para casa.

 

O evento conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos, Estácio do Amazonas,  União de Política Animal (UPA), Sebo Edipoeira,  Distribuidoras de Livros Norte/Nordeste, Apoio Distribuidora e Livraria da Federação Espírita Amazonense.

 

Haverá o show da cantora Lucinha Cabral e apresentação da peça Chapeuzinho Vermelho, por alunos do curso de Administração do Uninorte, caricaturista, Clube dos Quadrinheiros de Manaus, exposição de roupas feitas a partir do pet, contação de histórias e distribuição de cartilhas da Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Ambientais (Vemaqa).

 

Na Biblioteca do Sesi, haverá roda de leitura com a escritora amazonense Ana Maria Peixoto, pintura facial, distribuição das revistas do Sesinho, jogos  multimídia e atividades de pintura e desenho livre. A escritora Francinara Lira também marcará presença na exposição Cores da Infância da Abeppa. O Sesc levará a sua biblioteca móvel e a apresentação do grupo de danças, banda marcial e Coral das Flores, além de uma oficina de arte para confecção de marcadores de página.

 

A Biblioteca Móvel do Ipaam estará localizada no estacionamento da segunda etapa do parque e aberta para visitação. Professores e alunos da Coordenação do Núcleo de Extensão da Estácio Amazonas estarão oferecendo serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica (peso e altura), dosagem de glicemia, além dos jogos de educação ambiental. No local, também haverá venda de livros novos pelas distribuidoras. Os interessados em doar livros usados podem entregar até sexta-feira, 15, nos pontos de coleta e no dia do evento, no Parque dos Bilhares.

 

Texto: Júlio Pedrosa

Fotos: Tácio Melo

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-6684