Alunos de escola municipal participam de curso de lutheria

Por Prefeitura de Manaus

11/04/2016 15h50

Icone audio

cursolutheria (2)

 

Parceria entre a rede municipal de ensino e a Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa) já resulta no curso de lutheria (técnica de confecção de instrumentos musicais) para 20 alunos do 9º ano da Escola Municipal Francisco Nunes, localizada no bairro Puraquequara, zona Leste. As aulas tiveram início nesta segunda-feira, 11, na Oca do Conhecimento Ambiental do bairro.

 

O projeto, com duração de nove meses, será coordenado pela mestranda em Ciências Ambientais, Antônia Francineia da Silva. As aulas serão práticas e teóricas e os alunos produzirão o ukulelê, instrumento de corda criado em Portugal, mas bastante disseminado no Havaí.

 

“Eu pretendo passar para os alunos, além da técnica da construção dos instrumentos musicais, o conhecimento científico em algumas disciplinas, como matemática, física e biologia de maneira prática, onde eles vão poder reforçar o saber adquirido na escola e aprender conceitos ambientais”, revelou.

 

Antônia Francineia acredita que os estudantes vão se apaixonar pela luteria. “Quando fui aluna achei o projeto maravilhoso e estou tentando levar em frente. Quando eles verem que estão conseguindo fazer o instrumento, vão ficar satisfeitos”, completou Antônia.

 

Fábio dos Santos, 14, é um dos alunos que participa do projeto. Ele confessou que nunca tocou nenhum instrumento musical e desconhecia o ukulelê. No entanto, o estudante afirmou estar entusiasmado com a oportunidade. “Ainda não conhecia esse instrumento. Vai ser uma novidade interessante, porque teremos oportunidade de aprender coisas novas. Também não tinha visto nada igual aqui no nosso bairro”, afirmou.

 

Presente na aula inaugural, a subsecretária de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Euzeni Trajano, disse que o curso será uma maneira agradável e eficaz de ensinar conceitos de educação ambiental e também estimular o raciocínio lógico e a coordenação motora dos estudantes.

 

“As Ocas Ambientais, que fazem parte da estrutura da Semed, estão contribuindo muito para que as crianças coloquem  em prática os ensinamentos aprendidos na escola. Esse projeto vem desenvolver várias outras atividades pedagógicas, integrando o currículo, que é trabalhado na escola, com a atividade prática na construção desse instrumento musical. Eles vão passar por todo o processo, colocando em prática a matemática,  a física e as artes. Esse é um processo importante para fortalecer o conhecimento aprendido na escola”, observou.

 

Educação como base

O juiz titular da Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa), Adalberto Carim, também esteve presente no primeiro dia de aula do curso de lutheria. Ele assegurou estar feliz com a parceria, pois acredita que a educação é o caminho para despertar nas próximas gerações uma consciência ambiental.

 

“Eu penso que isso é a solução para todos os problemas ambientais que nós temos. A educação ambiental acaba sendo o caminho formal para que nossa sociedade passe a respeitar o ambiente que a cerca, e essas crianças serão adultos conscientes, responsáveis e integrados à sociedade, capazes de traçar políticas ambientais corretas”, afirmou.

 

Após os nove meses para aprender a construir o ukulelê, os alunos receberão aula para tocar o instrumento, que será oferecido pelo Centro Municipal de Arte-Educação (Cmae) Aníbal Beça.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Lton Santos

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054