Aluno e professor da rede municipal vão conduzir Tocha Olímpica da Rio 2016, em Manaus
17/12/2015 17h56

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) terá dois condutores que irão participar do revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, em Manaus. O aluno do 7º ano, Guilherme Silva Domanski, 12, que estuda na Escola Municipal Paulo Graça, localizada no Parque das Laranjeiras, zona Norte, e a professora de Educação Física Rosângela Martins Gama, da Escola Municipal Maria Auxiliadora Santos Azevedo, localizada no bairro João Paulo, zona Leste, foram escolhidos para representar município na solenidade oficial.
O convite surgiu por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) que representa a Prefeitura de Manaus, junto ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A tocha olímpica percorrerá 500 cidades e 20 mil quilômetros por estradas e ruas do país, sendo carregada por 12 mil condutores, a data ainda não foi definida.
Para oficializar a participação dos condutores, na manhã desta quinta-feira, 17, o aluno Guilherme Domanski, seu pai Dionísio Domanscki, e a professora Rosângela Martins, assinaram o Termo de Participação na sede da Semed.
Guilherme é um dos alunos da rede municipal de ensino, com a melhor nota nas três provas da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) deste ano. Ele que ficou surpreso e muito feliz por ter sido escolhido para conduzir a tocha.
“Nunca pensei de ter essa chance. Fiquei muito surpreso quando soube que fui escolhido para levar a tocha. Sei que será um momento memorável na minha vida”, disse o aluno, que foi premiado recentemente com a medalha de bronze na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2015.
A escolha da Semed pela professora de Educação Física, Rosângela Martins Gama, foi de acordo com orientação do Projeto Educacional Transformar, que é parte do legado dos Jogos Rio 2016.
“Estou muito honrada e feliz pelo convite, porque a gente percebe que o trabalho que nós fazemos tem reflexo em outras pessoas. Como trabalho com desporto e minha escola fica num bairro de periferia, posso usar como exemplo, que temos condições de chegar num patamar maior”, salientou a professora, que foi bicampeã das Municipiadas em 2014 e 2015 com a Escola Municipal Maria Auxiliadora, jogos que fazem parte do calendário da Semed.
Texto: Paulo Rogério
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054