Manaus Previdência abre suas portas para Casa Vhida expor trabalhos artesanais

Por Prefeitura de Manaus

17/12/2015 17h55

Icone audio

casavhidaexpo (2)

 

Convidada da Manaus Previdência, a Casa Vhida aceitou expor, na sede do órgão, na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, parte dos artesanatos confeccionados pelas mães de crianças e adolescentes portadoras do HIV.

 

Os trabalhos expostos, surpreenderam os visitantes, entre eles, a professora aposentada Maria de Nazaré Rodrigues Lima, 73, que foi à Manaus Previdência nesta quinta-feira, 17, realizar o cadastramento anual e ao se deparar com o stand da Casa Vhida, adquiriu um peso de porta para ajudar a instituição. “Contribuo com o trabalho deles e eles com o meu, pois também sou artesã e como não sei fazer peso de porta com esse formato redondinho, já vou avaliar o processo pra ver se acerto confeccionar”, explicou.

 

Uma dessas mães, inclusive, estava auxiliando a funcionária Ediléia Oliveira a atender o público. “É um meio de sobrevivência, pois temos que nos dedicar aos filhos para superar as dificuldades que os portadores de HIV enfrentam”, relatou Marineide Silva, mãe de um menino de 12 anos.

 

Com uma variedade que vai de chaveiros a sacos de resíduos para carro, a Casa Vhida facilitava a aquisição dos produtos com aceitação de cartão de crédito e débito. A assistente social da previdência municipal, Darla Gondim, lembra que a Manaus Previdência sempre convida instituições que realizam trabalho social a exporem seus produtos aos segurados. “É uma forma de ampliar os espaços para a divulgação do trabalho deles”, disse, lembrando que a exposição acontece também nesta sexta-feira, 18, dia de pagamento dos segurados.

 

Coincidentemente, a aposentada Nazaré Lima aprendeu a fazer artesanato em um dos cursos oferecidos pela própria Manaus Previdência. Hoje, ela aperfeiçoa a técnica e vai ampliando sua área de conhecimento. “É uma terapia e ainda ganho um trocado com as vendas”. Sem deixar de lado a solidariedade, Nazaré teve o cuidado de pegar o endereço da Casa Vhida para divulgar entre as colegas e visitar o local. “A previdência está de parabéns por auxiliar esses órgãos que tão bem fazem seu trabalho de auxílio àquele que não tem condições de enfrentar a doença sozinho”, disse.

 

A Casa Vhida é uma organização sem fins lucrativos que atende menores de zero a 18 anos infectados ou expostos (em processo de exames para confirmar ou não o vírus). Fornece assistência médica, social e psicológica, com moradia definitiva ou temporária, assistindo também aos irmãos da criança incluída no programa (mesmo que não estejam infectados), preservando, assim, os laços familiares.

 

Funciona na rua Pedro Álvares Cabral, nº 395, D. Pedro I. Contatos podem ser feitos pelos telefones (92) 3656-1250 e (92) 99132-3980 (Vivo).

 

Texto: Marcia Cláudia Sena

Foto: Assessoria da Manaus Previdência

Assessoria de Imprensa da Manaus Previdência: 92 3186-8030