Prefeitura cria comissão para dar continuidade ao processo de criação do Conselho Municipal da Juventude

Por Prefeitura de Manaus

16/12/2015 16h11

Icone audio

A Prefeitura de Manaus deu início ao processo eleitoral para a escolha dos integrantes do Conselho Municipal da Juventude. Em portaria, de número 102/2015, publicada na edição 3789 do Diário Oficial do Município, o  secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Sildomar Abtibol, instituiu a Comissão Eleitoral que terá 45 dias para elaborar o edital de cadastramento para as eleições.

 

A Comissão Eleitoral do CMJ é composta por 03 representantes do Poder Público e 03 da Sociedade Civil Organizada, em cumprimento ao disposto na Lei nº 2025, de 19 de agosto de 2015, que criou o Conselho de Juventude do município, órgão de caráter autônomo, permanente, consultivo e deliberativo, vinculado à Semjel.

 

De acordo com o Secretário Sildomar Abtibol, uma vez nomeada, a Comissão terá o prazo de 45 dias, a contar da data de publicação da portaria, para elaborar a minuta do Edital de Cadastramentos para eleições dos Conselheiros Municipais de Juventude. “O CMJ será voltado à discussão e execução de políticas públicas da juventude, em atendimento às necessidades e, aos direitos da população jovem da cidade”, afirmou Abtibol.

 

A Comissão é composta pelos representantes do Poder Público, servidores do Departamento de Políticas Sociais para a Juventude da Semjel; Bruno Martins Soares, André Felipe Morais Matos e Diógenes de Andrade Lima Neto; e da Sociedade Civil, Délio Firmo Alves (Coordenador das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB), Diego Castro Squinello (Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Juventude) e Michelle Barbosa Andrews (Coordenadora do Coletivo Difusão).

 

O Subsecretário Municipal de Juventude, Rodrigo Guedes, explicou que as escolhas dos membros foram feitas acordando ao que preceitua o artigo 3º, parágrafo 9º da lei sancionada pelo Prefeito Arthur Neto.

 

“Conforme a lei que criou o CMJ, cabe à Semjel providenciar a publicação de edital, a fim de noticiar a abertura de vagas para o Conselho e o respectivo cronograma para o preenchimento das mesmas, assim como também indicar os membros da primeira comissão eleitoral”, apontou Guedes.

 

O subsecretário de Juventude frisou, ainda, que após a elaboração dos documentos pela Comissão Eleitoral, a mesma realizará uma reunião aberta à sociedade, com data, local e horário a ser divulgado nas Redes Sociais da Semjel e na imprensa local, com o objetivo de explicar e tirar dúvidas daqueles que tiverem interesse a respeito dos tramites e etapas de eleição dos Conselheiros Municipais de Juventude.

 

Texto: Guta Rodrigues

Foto: Divulgação