Semed promove ‘Socialização de Práticas Pedagógicas’
11/12/2015 18h35

Para fechar as ações pedagógicas de 2015, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, nesta sexta-feira, 11, a Socialização de Práticas Pedagógicas, evento que reuniu os trabalhos educacionais mais significativos realizados pelas escolas da rede municipal e dos setores da secretaria. Durante todo o dia, professores, pedagogos e gestores escolares puderam trocar experiências e conhecer o que a Semed fez para qualificar o processo de ensino aprendizagem dos quase 230 mil alunos do município neste ano.
A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, lembrou que em 2015 a direção da secretaria propôs o projeto ‘Semed em Movimento’ para estimular os profissionais que fazem a educação municipal a qualificar as aulas em sala. Segundo ela, esta socialização confirma que as ações foram exitosas.
“Eu acho que a gente está mostrando o que é o Natal para gente (educação). Um momento de renovar as nossas forças a partir daquilo que a gente é. Nós não precisamos de muita coisa, precisamos das nossas competências e habilidades, da nossa capacidade de trabalhar com responsabilidade e compromisso com a educação, e usar melhor os nossos talentos que são muitos. Esse seminário mostra isso”, disse ao lembrar que os professores têm uma força muito grande nas escolas e é possível otimizar isso, trocando experiências.
No hall da sede da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado na zona Centro-Sul, os setores educacionais da Semed expuseram as principais ações de 2015. O stand da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) relembrou alguns eventos realizados durante o ano, como a Municipíadas e a Feira de Ciências. A chefe do setor, Lucila Bonina, lembrou que a DEF atua nas políticas públicas educacionais que envolvem mais de 300 unidades de ensino. Para ela, os principais avanços em 2015 foram à adequação da proposta curricular e a diminuição da distorção idade/série dos estudantes.
“Sem dúvida alguma, o destaque foi a análise da nossa proposta curricular e isso implica diretamente na aprendizagem dos alunos, porque o professor que conhece mais, que reflete mais sobre as suas praticas e sobre o que ele precisa ensinar, leciona uma aula melhor”, lembrou.
“A correção de fluxo também muito exitosa. Não é um privilegio da nossa rede, mais assim como em todo o Brasil, ainda temos um índice grande de distorção idade/série, mas com a parceria com o Instituto Ayrton Senna nós tivemos resultados positivos principalmente do ponto de vista da qualidade. Tivemos alunos que estavam há cinco anos na escola e não aprendiam ler e escrever e, hoje, conseguiram”, destacou Lucila.
Palestras
Durante a abertura do evento, os participantes assistiram a uma palestra ministrada pela secretária Kátia Schweickardt sobre às habilidades e competências no século 21. Na ocasião, a chefe da pasta de educação, falou sobre um seminário internacional dO Google, no qual participou e percebeu que as dificuldades educacionais são uma realidade mundial.
Na sequência, alunos e ex-alunos de escolas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Promeapi, relataram suas experiências em sala de aula. Duas estudantes da Escola Municipal Vicente de Paula contaram como é estudar utilizando a tecnologia, já que a unidade de ensino tem a sala da Samsung Smart School, que utiliza tabletes para qualificar o ensino.
A professora do 5º ano na escola Vicente de Paula, Cibele Gonçalves, acreditou que a socialização das práticas pedagógicas é um evento que tira do anonimato muitas ações de qualidade desenvolvidas nas escolas, que antes não eram vistas. Agora, segundo ela, além do reconhecimento, os profissionais podem trocar experiências.
“A valorização parte do principio de que todas as ações dentro da escola são visualizadas, porque muitas ações ficavam no anonimato, mas a partir dessa nova proposta da Semed, todos os esforços que são feitos nas escolas para o aprendizado dos alunos eles serão expostos. Esse encontro é significativo porque podemos observar os trabalhos de outros colegas e muitos deles podem ser implantados nas demais realidades”, observou.
Salas temáticas
Divididas em seis temas – gestão escolar, gestão de sala de aula, avaliação, saúde escolar e meio ambiente, formação e inclusão – sete salas temáticas reuniu os profissionais do magistério em um momento de discussão e troca de experiências das práticas escolares.
“Esse evento é para destacar as práticas pedagógicas em vários ângulos, seja na gestão escolar, da sala de aula, nas praticas desenvolvidas nos distritos educacionais. A ideia é mostrar como essas práticas são desenvolvidas ao longo do ano e compartilhar com a sociedade. Participaram universitários e a sociedade em geral. Além de valorizar os profissionais, nós mostramos o que nós estamos fazendo para garantir do direto de aprendizagem dos estudantes”, explicou a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano.
Texto: Thiago Botelho
Fotos: Lton Santos
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054