Adolescentes do Sistema Socioeducativo participam de Seminário de Integração em Manaus
11/12/2015 17h30

Mais de 50 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de privação e restrição de liberdade, em regime fechado ou semiaberto, ou com medida cautelar na Unidade de Internação Provisória, bem como seus familiares e toda a comunidade do Sistema Socioeducativo, participaram do I Seminário de Integração Socioeducativa organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com as secretarias estaduais de Justiça e Cidadania (Sejusc), de Educação (Seduc) e de Saúde (Susam).
O evento foi realizado no auditório da Universidade Paulista (Unip), na manhã desta sexta-feira, 11, trazendo na programação uma série de rodas de conversas com o tema “O adolescente infrator como protagonista de sua própria história no eixo da saúde”, trabalhado sob a ótica dos adolescentes e de seus familiares, com participação da equipe técnica, socioeducadores e convidados.
“A Prefeitura de Manaus apoia o trabalho junto à Secretaria de Justiça, realizando a atenção primária dessa população e percebemos, ao conversar com eles, que estão bem cuidados, pois a saúde está em suas faces. Por isso, estamos aqui hoje comemorando o sucesso do trabalho de toda a equipe de técnicos, enfermeiros, dentistas e demais profissionais que atendem esses jovens que precisam do apoio do serviço público e da sociedade para ter a chance de mudar o futuro”, enfatizou o secretário.
O desenvolvimento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei, em Regime de Internação e Internação Provisória (Pnaisari), que tem no acesso à saúde a garantia de direitos desses jovens também foi ressaltada por Graça Prola, secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). “Nós estamos no primeiro seminário de integração reunindo os três eixos: saúde, educação e direitos humanos. A programação vem trabalhar o conhecimento do sistema para todos os parceiros e traçar estratégias para melhorar os serviços. O protagonismo dos jovens é reconhecido pelo Ministério da Saúde, uma vez que a própria representante foi o primeiro Estado em que, de fato, os meninos começam a participar e apresentar demandas para melhoria da sua saúde”, explicou.
Participaram da abertura a Coordenadora do Pnaisari, Ana Luísa Lemos Serra; o professor Nilton Carlos Teixeira, da gerente de Atendimento Educacional à Diversidade; a Defensora Pública Jamile Gonçalves Serra Azul; e a pedagoga Célia Alves Ferreira,coordenadora do Programa de Egressos (Proeg).
Fotos: José Nildo
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa):92 3236-8315 / 98842-8370/ 98842-6135