Semjel promove Festival de Natação na Minivila Olímpica do Coroado

Por Prefeitura de Manaus

11/12/2015 15h00

Icone audio

festivalnatação2

 

A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) promoveu, na manhã desta sexta-feira, 11, o Festival de Natação no encerramento das atividades de 2015. O evento ocorreu na Minivila Olímpica do Coroado, zona Leste, e contou com a participação de 25 crianças e adolescentes. Todas receberam medalhas de participação.

 

Em sete meses, duas turmas e mais de 60 crianças e adolescentes participaram das aulas de natação oferecidas pela Semjel e ministradas pelo professor Brendow Christian Moura, 20. A iniciativa conta com aprovação dos participantes e de seus familiares.

 

“Meu filho tem leve grau de autismo e fomos encaminhados a participar das atividades aqui na Minivila do Coroado. Ficamos muito contentes com a estrutura que nos é oferecida aqui e o meu filho já está animado para o retorno das aulas ano que vem. Percebi uma melhora nele após virmos pra cá, isso é muito gratificante”, contou a mãe de Ryan Barros, Renata Sales.

 

Francisca da Costa, 62, a avó que acompanhava a neta Cássia Nascimento, 9, disse que também participa das atividades disponibilizadas pela Semjel. “Além de trazer minha neta para as aulas de natação que ela gosta muito de participar, eu faço hidroginástica aqui durante a semana com o grupo de idosos”, contou e em seguida Cássia acrescentou. “Foi muito legal hoje. Gostei muito das atividades”.

 

Além do Festival de Natação que visava promover e integrar as crianças para incentivar a prática do esporte, houve também um café da manhã após a atividade, promovida pelos pais e responsáveis das crianças. As aulas contavam ainda com crianças autistas, crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e deficiência física.

 

O professor Brendow Christian conta como é feita a adaptação para que todas as crianças possam evoluir no mesmo nível. “Primeiro a gente faz uma avaliação para ver em que nível as crianças estão. Há caso de crianças que nunca tinham entrado em uma piscina e hoje nadaram com facilidade”, e completa. “Depois da adaptação fazemos jogos e em seguida vamos ao nível técnico, além de trabalhar a respiração e a posição do corpo”.

 

Contando com grande prestígio entre os alunos, a participante das atividades Ingrid Alexandrino, 13, agradeceu ao professor pelos ensinamentos e pela forma como conduziu a turma. “Quero agradecer a Semjel e ao professor, por que ele foi um dos melhores professores que já tivemos aqui”.

 

O secretário da Semjel, Sildomar Abtibol, disse que é com satisfação que o órgão público encerra mais umas de suas atividades esportivas com saldo positivo. “Esperamos aperfeiçoar o projeto no próximo ano para que mais crianças possam vir participar, brincar e aprender a nadar conosco”, concluiu.

 

Texto: Fábio Leite

Fotos: Mauro Smith

Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel): 92 98842-1436