Acadêmicos da Ufam visitam OCA Norte para atividades práticas na área ambiental
09/12/2015 18h58

Alunos da OCA do Conhecimento Ambiental da zona Norte (OCA Norte), espaço de educação não formal ligado à Secretaria Municipal de Educação (Semed), tiveram uma tarde diferente nesta quarta-feira, 9, com a visita de acadêmicos do curso de Biologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que realizaram várias atividades voltadas ao meio ambiente.
Segundo a professora e doutora Olívia Simão, nove alunos graduando do curso de Biologia selecionaram atividades de acordo com o material que eles aprenderam durante as aulas da disciplina de Educação Ambiental e colocaram em prática com os alunos da OCA Norte.
“Nós, da Ufam, agradecemos a parceria com a OCA pela oportunidade que dão aos alunos de ter essa experiência em espaços não formais de educação e poder estar inseridos nesse espaço. Os alunos vieram para desenvolver atividades voltadas ao meio ambiente e depois vamos voltar para sala de aula e captar o que eles aprenderam, quais foram suas dificuldades, o que deu e o que não deu certo, e o que eles tiram de experiência com a realidade dessa população, que precisa de uma formação como esta que a OCA está fazendo”, informou a professora.
A atividade prática foi aprovada pelo aluno Manoel Braga, que está cursando o 7º período de Biologia e contou que este é o momento de trocar experiência com os alunos que trabalham essa questão ambiental. “É uma forma de conhecer a realidade desses alunos e poder aplicar o que eles vivem ao nosso conhecimento. De um lado, eles enriquecem o conhecimento e do outro nós aprendemos a transmitir de forma simples o nosso conhecimento. É uma troca de experiências, pois trabalhar a cultura da preservação com esses alunos desde cedo é importante para que eles trabalhem isso sem que seja preciso explicar os motivos”, destacou o universitário.
Para o aluno da OCA Norte, Wesley Almeida, 13, o encontro com os universitários ressaltou os valores que eles aprendem no dia a dia das atividades da unidade. “Como a cuidar, a preservar, não fazer queimadas e, hoje, fizemos atividades legais, como a que nos orienta a não se perder na cidade, aprender o significado dos nomes das ruas, de árvores. Ainda falamos da preservação do Sauim de Coleira, que não pode ser extinto”, destacou.
A parceria entre OCA do Conhecimento e Ufam deve se estender para outras unidades da educação não formal no próximo ano, como destacou a assessora pedagógica da OCA, Michelle Santos. “É uma parceria para que os graduandos possam colocar em prática o que aprendem na universidade nesses espaços de educação não formal, uma vez que eles serão futuros professores. Acho fantástico agregar a Ufam às OCAS para ter esse movimento. Hoje foi na OCA Norte, mas esperamos estender essa parceria para outras unidades já no primeiro semestre de 2016”, assegurou.
Sauim de Coleira
Convidada para ressaltar a importância da conservação do Sauim de Coleira, a professora mestre Dayse Campista, do Plano de Ação Nacional para a Conservação do Sauim de Coleira, trabalhou vídeos e atividades dinâmicas para que os alunos da OCA pudessem conhecer e aprender a importância de não deixar que o animal, símbolo da capital amazonense, seja extinto.
“Vemos na OCA um porto para sensibilizar essas crianças. Queremos fazer com que essa conservação do Sauim seja trabalhada com os professores no entorno desses espaços. Esse é o ano do Sauim e vamos falar com os alunos para que eles o conheçam e possam divulgar a conscientização de preservá-lo, pois acredito que só vamos preservar aquilo que nós conhecemos”, ressaltou.
Texto: João Pedro Figueiredo
Fotos: Cleomir Santos
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054 / 98842-1188/ 98155-1491/ 98124-2626