Professores municipais de destaque em nível nacional recebem certificados em homenagem

Por Prefeitura de Manaus

09/12/2015 17h08

Icone audio

homenagemprof2

 

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) fez nesta quarta-feira, 09, uma manhã de homenagens para reconhecer com um certificado o empenho dos profissionais do magistério que se destacaram no Prêmio Professores do Brasil e Prêmio de Gestão Escolar, ambos em âmbito nacional.

 

No total, 39 educadores da rede municipal participaram do Prêmio Professores do Brasil; e 155 unidades de ensino concluíram as quatro etapas do Prêmio de Gestão Escolar. Entre os destaques está a Escola Municipal Vicente de Paula, localizada na Zona Sul, que ficou com a segunda colocação na etapa estadual. A gestora do colégio, professora Maria Santana, acredita que a participação da comunidade e a organização da escola foram fundamentais para o êxito na avaliação.

 

“O diferencial da nossa escola é o trabalho que envolve a comunidade em uma gestão participativa e também nossa atuação no desempenho dos estudantes. A organização também é fator favorável. Eu vejo que um ambiente organizado é um exemplo para que o aluno se torne, também, estudante organizado no seu dia a dia”, disse.

 

De acordo com Núbia Breves, chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), setor que organizou a premiação, o reconhecimento que a Semed faz a esses profissionais é uma forma de motivá-los a continuar buscando melhorias no processo de ensino e aprendizagem das crianças.

 

“Nosso objetivo é valorizar esses profissionais enquanto educadores da nossa rede. Eles precisam ser motivados a fim de que participem dos prêmios nas próximas oportunidades. Nós temos trabalhos maravilhosos e precisamos reconhecer isso, e nada melhor do que um momento com este, onde eles apresentam para os colegas suas vivências. Tudo isso motiva muito mais os professores e impulsiona o fazer pedagógico deles no interior da escola”, afirmou.

 

A campeã

 

Com o Projeto Mãos na Roda, que trabalha a inclusão de 24 alunos com deficiência por meio de atividades recreativas, a professora Michele Nunes, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Caio Carlos Medeiros, no Viver Melhor, foi vencedora do Prêmio Professores do Brasil na categoria pré-escola.

A educadora lembra que o projeto envolveu escola e comunidade e construiu o primeiro parquinho escolar inclusivo da rede pública de ensino de Manaus.

 

“No parquinho, eles participam em conjunto com as outras crianças em brinquedos como o balanço adaptado para crianças com paralisia cerebral, autista e deficientes visuais. Nessa brincadeira, o colega ajuda o deficiente a se divertir. Nós temos um túnel tátil para que os cegos brinquem. Eles aprendem ter autonomia e também a se sociabilizar com as outras crianças”, explicou ao lembrar que desde o início do projeto, em maio deste ano, muitas melhorias foram percebidas nos estudantes.

 

“Os autistas estão brincando com areia, algo que eles têm receio, já que têm muita sensibilidade e, além disso, estão se socializando com os colegas, porque eles gostam de brincar só. Nós incluímos esses alunos a uma vida normal. Eles não são coitadinhos, eles têm potencial, basta dar mecanismos para eles se desenvolverem e esse é o papel da escola”, avaliou.

 

Para a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, fechar 2015 premiando profissionais que se destacaram em prêmios de nível nacional, é a certeza de que, mesmo em um ano tão difícil economicamente para o país, é possível, com criatividade, promover ações educacionais de êxito.

 

“Nosso ano não foi fácil, nosso país mergulhou numa crise que há muito tempo não víamos e nós demonstramos ao final de 2015, nesse balanço, que nós não precisamos de muita coisa para fazermos uma educação de qualidade, que nós precisamos de professores comprometidos e gestores responsáveis. Nossa rede tem isso de sobra, uma série de talentos. Gente que é desconhecida, que não sabemos nem o nome, mas que estão desenvolvendo trabalhos revolucionários em varias escolas, além de gestoras que trabalham na motivação desses profissionais”, observou.

 

Texto: Thiago Botelho

Foto: Lton Santos

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054 / 98842-1188/ 98155-1491/ 98124-2626