Campanha de prevenção ao HIV/Aids encerra com testes rápidos na zona Sul
04/12/2015 15h17

As ações referentes ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids – celebrado no dia 1º de dezembro – nas Unidades de Saúde da rede municipal foram encerradas nesta sexta-feira, dia 04, com a oferta de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite, na Unidade Básica de Saúde da Família – Sul 33 (UBSF – Sul 33), bairro Japiim (zona Sul).
A programação teve início na segunda-feira, dia 30, e durante toda a semana profissionais de saúde reforçaram o trabalho de Educação em Saúde e de diagnóstico da doença nas unidades.
Para marcar o encerramento da atividade, segundo o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, a UBSF-Sul 33 realizou o teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatite, com demanda livre para atender a população que estava interessada em fazer os exames.
De acordo com enfermeira Rafaela Mendes, a UBSF – Sul 33 já oferece o teste rápido na rotina de serviços desde o mês de agosto, realizando entre 25 e 30 testes rápidos a cada mês. “A UBS oferece o exame para as gestantes realizando o pré-natal toda segunda-feira e na sexta-feira de cada semana é oferecido o teste em livre demanda, atendendo todos os interessados. No período de campanhas, quando os profissionais intensificam a divulgação do serviço, a demanda sempre aumenta”, informou Rafaela Mendes.
A execução, leitura e interpretação dos testes rápidos são feitas em no máximo 30 minutos, a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo do paciente. São de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial. “Com a oferta de testes rápidos para HIV houve um aumento no número de registro de novos casos porque muita gente não sabia que tinha a doença e não estava em tratamento. Eram pessoas com dificuldade de acesso ao teste ou de acesso à informação sobre o tema. Hoje é bem mais fácil ter o diagnóstico e iniciar rapidamente o tratamento, com o encaminhamento do paciente para um serviço de referência”, destacou a enfermeira.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) oferece o teste rápido em 62 unidades de saúde, entre UBSs e Policlínicas, realizando o teste rápido para HIV, além de 27 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), as chamadas “Casonas”, e na Maternidade Moura Tapajóz.
Foto: Assessoria da Semsa
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa):92 3236-8315 / 98842-8370/ 98842-6135