Fórum reforça integração entre profissionais de Distritos de Saúde e maternidades

Por Prefeitura de Manaus

25/11/2015 10h17

Icone audio

forumintsaude (2)

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai promover nesta quinta-feira, 26, o Fórum Ampliado de Vinculação entre os Distritos de Saúde (Disas) e maternidades de referência nas zonas Sul, Leste, Oeste e Norte. O evento vai acontecer no auditório da Universidade Paulista (Unip), das 13h30 às 17h30, e essa integração faz parte das metas do Plano Municipal de Redução da Mortalidade Materno-Infantil.

 

O fórum é um espaço para a integração e fortalecimento das ações executadas pelas Unidades Básicas de Saúde, em cada Distrito de Saúde, e os serviços oferecidos nas maternidades.

 

“Este será o último fórum do ano, mas os profissionais dos Distritos de Saúde Sul, Leste, Norte, Rural e Oeste, junto com as maternidades de sua área de abrangência, têm participado de outros fóruns para integrar os esforços necessários para um desenvolvimento seguro e saudável para mães e bebês durante a gestação e parto”, explica o secretário da Semsa, Homero de Miranda Leão.

 

O Fórum deverá contar com a participação de representantes de sete maternidades estaduais, da Maternidade Moura Tapajóz (rede municipal), dos DISAs Sul, Leste, Norte, Oeste e Rural, de profissionais de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), incluindo as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), e de consultores da Organização Mundial da Saúde (OMS) por meio de parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

 

“A programação foi organizada visando à melhoria dos serviços e, consequentemente, a redução da morbimortalidade materno-infantil”, destaca a gerente da Rede Cegonha na Semsa, enfermeira Francisca Sonja Ale Girão Farias.

 

Vinculação

“A formação do vínculo entre UBSs e maternidades permite que o atendimento à grávida durante a gestação, o parto e pós-parto, possa ser feito de forma mais eficiente, reduzindo possíveis riscos para a mãe e o bebê”, ressalta a enfermeira Lucia Marques de Freitas, responsável técnica pelo programa de Saúde da Mulher no Disa Sul.

 

A enfermeira explica que o processo de vinculação ocorre de acordo com o território de atuação das UBSs e as maternidades, atendendo a cada zona geográfica. As UBSs do Disa Sul, por exemplo, estão vinculadas à maternidade Balbina Mestrinho e ao Instituto da Mulher Dona Lindú, que são a referência para o parto das mulheres que moram na zona Sul de Manaus. Da mesma forma, as UBSs das zonas Norte, Oeste, Rural e Leste mantêm um vínculo com as maternidades localizadas em sua área de abrangência. Isso permite que a gestante seja encaminhada a uma maternidade localizada em uma área mais próxima de sua residência.

 

“O trabalho também envolve a promoção de visita das gestantes às maternidades, quando podem conhecer os serviços, esclarecer dúvidas e obter informações sobre normas, rotinas e procedimentos que devem ser seguidos. O objetivo principal é evitar o deslocamento da gestante em busca de atendimento, garantindo uma vaga nas maternidades para a mãe e o bebê”, descreve Lúcia Freitas.

 

No Disa Sul, no ano passado, 685 gestantes realizaram visitas de vinculação às maternidades. “Após o parto e a alta hospitalar, também é feito o encaminhamento das mulheres para a UBS de referência com consulta pré-agendada, garantindo a referência e contra-referência no atendimento”, explica Lúcia Freitas.

 

Fotos: Tácio Melo/Semcom

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa):92 3236-8315