Alunos de universidade dos Estados Unidos visitam projetos socioambientais de escola municipal
25/11/2015 8h22

O meio ambiente foi tema principal da troca de experiências entre alunos da Escola Municipal Olga Gutmann Benário, localizada no bairro Colônia Terra Nova, com alunos da Washington State University (WSU), dos Estados Unidos. Cinco alunos e três professores da WSU visitaram a unidade de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta terça-feira, 24.
Os alunos norte-americanos vieiram ao Brasil depois de ter o projeto deles premiado em um concurso sobre o meio ambiente. O trabalho retrata o ‘Problema do Plástico’, como as consequências e o impacto ambiental que os resíduos dos plásticos podem causar à natureza. De acordo com a gestora, Cleider Borges, o interesse pela escola municipal de Manaus surgiu porque a unidade também desenvolve projetos voltados para a preservação do meio ambiente.
“Nós temos um trabalho de educação ambiental que já está na sexta mostra socioambiental, então colocamos na internet. Eles (alunos da WSU) viram nosso trabalho e entraram em contato. Hoje, estão visitando nossa escola como troca de experiência para conhecer nosso trabalho e para nós vermos o trabalho que eles fazem, inclusive conhecer o trabalho deles que foi premiado lá”, relatou.
Além dos trabalhos com materiais recicláveis produzidos durante todo o ano letivo por alunos da Escola Municipal Olga Benário, os visitantes estrangeiros puderam conferir ainda a apresentação de dez alunos da Escola Municipal Vicente Cruz, que falaram sobre a produção de sabão, com materiais que iriam para o lixo.
A universitária, Kimberly Rogers, contou que gostou de saber que as escolas municipais trabalham a importância do meio ambiente desde cedo com os alunos. “Fiquei impressionada com a recepção e a generosidade de todos os parceiros. Fiquei animada em poder aprender com os alunos e professores daqui sobre o que está acontecendo em Manaus e entender mais sobre a realidade local”.
Além de Kimberly Rogers, a equipe de universitários foi formada por Amelia Stephan, Ivan Valdovines, Brandon Cantu e Emma Henselbecker. Eles foram acompanhados pelos professores Christiane Oakley, Grant Norton, Jessica Cassleman e pelo intérprete Jesse Wheeler.
Para a chefe da Divisão de Ensino Fundamental da Semed, Lucila Bonina, a visita de alunos de uma universidade de fora do País serve para mostrar para os alunos que a importância de trabalhar a preservação do meio ambiente não é apenas uma preocupação local.
“Vendo os estudantes de fora e eles nos conhecendo, implanta a ideia de que quando se trata de meio ambiente não adianta a gente fazer apenas ações locais, visando a nossa cidade, o nosso espaço, porque o problema ambiental é do mundo inteiro. Além de dar essa abertura aos nossos estudantes, semeia essa ideia de que nós precisamos ser cidadãos do mundo”, relatou.
O aluno Robert da Silva Martins, 11, que cursa o 4º ano, do Ensino Fundamental, contou que quando começou a participar dos projetos ambientais da escola, aprendeu melhor sobre o que deve fazer para contribuir com melhorias para o meio ambiente.
“Aprendi que não podemos jogar lixo na rua, pois se você pensa que jogar só uma garrafa não vai ter importância nenhuma aí vem outra pessoa e vai fazer a mesma coisa, então não se deve jogar lixo nenhum na rua, porque vai para o esgoto e do esgoto vai fazer enchente”, contou o aluno.
A Escola Municipal Olga Gutmann Benário atende 620 alunos do 1º ao 5º ano nos turnos matutino e vespertino. Todos os alunos realizaram projetos socioambientais durante o ano letivo.
TEXTO: João Pedro Figueiredo
FOTOS: Rodemarques Abreu