Educadores da Semed participam da final do Prêmio Professores do Brasil
23/11/2015 17h04

As professoras Michelle Nunes da Silva, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Caio Carlos Frota de Medeiros, e Maristela Carvalho Barbosa, da Escola Municipal Maria Rufina Almeida, foram classificadas para final da 9ª edição do Prêmio Professores do Brasil. O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (Seb) juntamente com as organizações parceiras. A etapa final deverá ocorrer de 1º a 4 de dezembro, em Brasília.
O prêmio consiste em reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula, bem como, valorizar o papel dos educadores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações.
Para chegar à final, as educadoras da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram da etapa estadual com relato de suas práticas (projetos), de acordo com avaliação dos organizadores em projeto enviado via online (http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/).
Na fase regional, 39 professores do município disputaram com outros trabalhos pedagógicos nas categorias: Creches Municipais; Educação Infantil; anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano); e anos finais (6º ao 9º ano), mas apenas dois profissionais seguiraam para a fase final.
Para a assessora pedagógica da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed, Santana Elvira Amaral da Rocha, o fato do município chegar a final do prêmio é um honra e reconhecimento ao trabalho feito nas unidades de ensino de Manaus.
“A Semed vem acompanhando todas as etapas. Estamos muito felizes pelo resultado porque elas vão representar não apenas nosso Estado, mas a região Norte, o que mostra a relevância do trabalho pedagógico desenvolvido pela secretaria”, comemorou.
Educação infantil
Na categoria Pré-escola (Educação Infantil), a professora Michelle Nunes da Silva, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Caio Carlos Frota de Medeiros, localizado no bairro Lago Azul, zona Norte, chegou a final com o projeto “Mãos na roda: recreação inclusiva no espaço escolar da educação infantil”.
De acordo com Michelle Nunes, o projeto teve início em março deste ano, por meio do Projeto Portas Abertas para Inclusão do Instituto Rodrigo Mendes – Educar para Incluir. Com um total de 40 crianças, sendo 20 da sala de recurso e 20 crianças da sala regular, que tem uma criança inclusa, a professora disse que passar para fase final mostra o reconhecimento de seu trabalho executado por meio do apoio dos pais, e da equipe de profissionais da escola.
“Ele (o projeto) vem trazer a discussão da inclusão na escola, como ela é feita, o que precisa melhorar. Não é só matricular e estar na sala, o aluno incluso tem o direito de participar de todo contexto escolar, independente de suas limitações. O projeto fez o Cmei entender, por isso está sendo destacado como a escola em que a inclusão é feita de direito e com qualidade”, salientou.
Ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano)
Finalista com projeto “Histórias da Vovó Rufina”, da Escola Municipal Maria Rufina Almeida, bairro da Alvorada, zona Oeste, a professora Maristela Carvalho Barbosa, disse que o programa é desenvolvido com uma contação de história feita pela vovó, depois os outros professores trabalham em sala o assunto, onde uma turma fica responsável pela dramatização, enquanto os outros trabalham os conteúdos relacionados.
Segundo Maristela Carvalho, participam diretamente do projeto 35 alunos que vão se revezando durante todo o ano letivo, integrando todas as turmas da escola. Para ela, o fato de chegar na etapa final do prêmio foi motivo de orgulho uma vez que não esperava chegar tão longe.
“Fiquei emocionada, porque foi o resultado de um trabalho desenvolvido com seriedade, porque na verdade, isso já se tornou uma ação da escola, em que todos estão envolvidos. Procuramos trabalhar nos alunos a capacidade de ler, fazendo uma conexão com os assuntos das histórias que são contadas e o trabalho desenvolvido na sala de aula que são: recontar, dramatizar, reescrever, desenhar e expor para o grupo”, explicou.
Texto: Paulo Rogério
Foto: Cleomir Santos
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054