Árvore de Natal com material reciclado terá quatro metros de altura
19/11/2015 13h02

Uma árvore de Natal de quatro metros produzida com três mil garrafas PETs está sendo montada por servidores municipais da Casa Militar. Com a árvore, todos os servidores da secretaria se empenharam na aquisição dos PETs, seja trazendo de casa, pegando em algum estabelecimento ou adquirindo em postos de coletas, a partir de uma campanha de reutilização criada no órgão.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), de janeiro a setembro de 2015, foram coletadas mais de 6.486 toneladas de resíduos sólidos dos igarapés e córregos de Manaus, média de 24 toneladas por dia. Com a ação de conscientização para o trabalho de reciclagem e criação de enfeites com PETs, a Casa Militar, que também coordena a Defesa Civil Municipal, busca contribuir para evitar que as garrafas sejam jogadas nos rios.
Quem coordena o trabalho de confecção da árvore e dos enfeites é a Guarda Municipal Elaine Batista, 40. Ela conta que começou a desenvolver o trabalho de reutilização de PETs após um curso e ao passar dos anos aprimorou a técnica. Mesmo criando os enfeites, Elaine destaca que essa é a primeira vez que vai fazer uma árvore com mais de dois metros. “É um desafio pra mim. Gosto do trabalho de reciclagem porque, além de criar uma coisa nova, com algo que seria jogado no lixo é possível conscientizar as pessoas que existe meio de evitar o acúmulo de lixo nas ruas e igarapés”, afirmou.
Todos os adereços que vão ornamentar a árvore gigante, que será instalada em frente à sede da secretaria, também estão sendo produzidos com os PETs e ganham nova forma e pintura. A guarda municipal Maria Janeide, 55, é quem cuida desses detalhes com ajuda de uma vela e muita criatividade. Cria flores, laços e dá cor a cada um. Essa é a primeira vez que ela realiza um trabalho manual e esta aprendendo com a Elaine como fazer a ornamentação. “É uma satisfação muito grande, eu imagino quando ela estiver pronta, as pessoas olhando e admirando um trabalho nosso, de toda a Guarda Municipal”, disse.
Além da árvore, foi feita com grafite, pelo conhecido grafiteiro Mega, um presépio para chamar a atenção de quem passa pela rua Padre Agostinho Caballero, na Compensa, zona Oeste, e despertar o sentido do Natal, como referência pelo nascimento de Jesus. Já a árvore deve ser instalada na próxima semana, com a expectativa de que vire um ponto estratégico de visitação e “selfies” do bairro.
Campanha de reutilização PETs
A campanha de reutilização de PETs para a criação do espaço de Natal da secretaria motivou os servidores da Guarda Municipal e da Defesa Civil. Copos, porta canetas e outros objetos de utilidade de escritório foram confeccionados com PETs, e cada setor deu inicio a sua própria arte.